quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Visita ao Museu da Casa Brasileira

Museu da Casa BrasileiraOntem, eu fui com o pessoal da sala e mais algumas pessoas ao Museu da Casa Brasileira. Na verdade, acho que fica em Perdizes. Não sei direito onde fica porque fiz o favor de dormir no ônibus, hábito que puxei da minha mãe.

Este museu, antes, era a casa de um ex-prefeito de São Paulo, lá da década de 30. Seu nome era Fábio Prado, e ele morava com Renata Crespi. Para afalar a verdade, a única parte intacta daquela casa é o banheiro dela, que eu fui ver.

Antes de irmos visitar a exposição permanente do museu, visitamos uma exposição que continha TCCs de alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP,   que cursavam Design. Nesta exposição, vi uma coisa bastante interessante: um xadrez especial para cegos, todo adaptado. Até inscrições em Braile vi. Mas, outras coisas estão lá.

Depois, desci uma escada grandona, até ir para o térreo do museu. Lá, vi objetos que pertenceram a pessoas comuns, como nós. Mas, em épocas totalmente distantes. Vi, inclusive, um móvel que se transformava em cama, escrivaninha e espelho, de 1917. Este móvel, reza a lenda, foi usado por palhaços.

Mas, o que foi ruim nesta visita foi o meu estado. Estava com uma timidez ao extremo. Nem tinha coragem de tirar fotos minhas com o pessoal da sala e, se tirasse dos móveis, tremia para focalizar. Quando tirava, obviamente, saiu tudo tremido.

Talvez esse passeio me faça perceber que eu tenho que me soltar mais. Mesmo assim, não sei o porque, a minha vergonha é muito grande. Como já devo ter contado, falar em público é um desafio. Talvez, um dia, esse problema se resolva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário