domingo, 4 de setembro de 2011

Gabinete, não CPU

GabineteQuando era novo na informática, também cometia esse erro. Erro que, nos dias de hoje, muitos cometem.

Esse erro é chamar algo de seu nome errado. Ou seja, muitas pessoas chamam o “gabinete” de “CPU”. O gabinete é a parte do computador onde conectamos todos os periféricos: o monitor, mouse, teclado. Mais precisamente, conectamos essas coisas à Placa-Mãe.

Geralmente, os gabinetes são no formato “torre”, mas, nem sempre foi assim. Para os antigos da computação, eles devem se lembrar de que o gabinete era no formato horizontal. Nunca mais vi um gabinete desses na minha vida, desde que sai do curso da Igreja.

ProcessadorCPU é, na verdade, o processador do computador. Essa sigla significa “Central Processing Unit”, ou, em português, “Unidade Central de Processamento”. É o cérebro do computador, o componente que processa os dados que são passados através dos periféricos e da internet. Exemplos de CPU, existem vários: Pentium, Celeron, Core 2 Duo, Core i3, e assim vai.

Por isso, é importante que não confundamos esses dois termos. Se queremos nos referir à torre na qual conectamos todo aquele monte de fios, dizemos “gabinete”. Agora, se queremos nos referir ao cérebro do computador que, na verdade, cabe na palma de nossa mão, dizemos “CPU” ou “Processador”. Pois, não existe gabinete de 2,13 GHz, ou CPU com entrada USB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário