domingo, 12 de junho de 2011

Os computadores são máquinas burras

Muitos podem concordar ou discordar dessa afirmação. Mas, essa afirmação, se analisada rigorosamente, pode ser entendida como uma verdade.

Muitos vão encher o seu ser de dúvidas. Computador? Máquina burra? Como assim, se o computador pode fazer cálculos extraordinários, pode nos ajudar no dia-a-dia? Não lembro se também senti essa dúvida, quando vi pela primeira vez a tal afirmação, isso no livro "Linux, entendendo o sistema", de Carlos Morimoto.

Mas, vamos analisar essa afirmação. Por que o computador seria uma máquina burra? Porque ele não consegue "se virar" sozinho. Ele não pode nos ajudar e fazer cálculos extraordinários, se não falarmos para ele fazer essas funções. E se também ensinarmos a ele a fazer esses procedimentos, vamos obtiver os resultados de nossas ajudas. Por isso a importância da programação no mundo da informática.

Traduzindo para uma linguagem mais simplificada, o computador é burro porque precisa de um ser humano que o programe. O computador é feito pelo ser humano, e é o ser humano que o conduz para onde quer, para onde precisar. Ele não é um aparelho autossuficiente, mas, dependente do cérebro humano, que tem essa tal característica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário