quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Revolução tecnológica em casa

Uma frase que a minha mãe sempre diz, é “Você precisa se atualizar”. Mas, na verdade, não somente em meus conhecimentos tecnológicos deve haver atualização. No dia-a-dia de casa, ela também deve acontecer.

O computador é uma máquina maravilhosa, que veio para revolucionar. Ele pode ser usado para facilitar a nossa vida, e, em alguns casos, infelizmente, dificultar. Os crackers são os verdadeiros joios do mundo digital.

O poder de revolução do computador é tão grande, que pode atingir as nossas casas. Acho que hoje, dificilmente, encontro uma casa onde não exista computador, só na casa daqueles mais velhos, dos senhores de idade. Ou então, na casa de pessoas pobres. Pois, na maioria das casas existe um computador.

E, se analisarmos, o computador é bastante útil em casa. Não somente para algumas pesquisas importantes na Internet, como aquelas coisas da Caixa, como o PIS, ou então, a Nota Fiscal Eletrônica. É muito mais do que isso. Com ele, garanto que algumas folhas de papel gastas são diminuídas.

Exemplos, existem vários. Começando pela nossa agenda de telefones, sempre cheia de telefones de amigos e parentes. Caso o excesso de parentes e amigos seja real, é preciso comprar outra agenda, gastando papel, caneta e espaço físico em casa, sem contar um pouquinho de dinheiro. Garanto que o controle desse tipo de informações seria muito mais útil, se essas agendas fossem transformadas em bancos de dados, criados em Softwares como o Access. Access não gasta papel, nem caneta. Somente basta cadastrar as informações, e trabalhar com elas. Inclusive, dá para consultar, em segundos, todos os aniversariantes do mês, por exemplo.

E as contas de casa? No final do mês, os “analógicos” tem o trabalho de pegar aquele monte de papelada de faturas, aqueles ticketzinhos que recebemos nos caixas dos mercados, as contas, verificar o valor de cada um, escrever isso em uma folha principal, e fazer as operações matemáticas nessa folha. Resultado: mais papelada, além daquela que dá origem aos gastos no final do mês, o trabalho de arranjar algum lugar para guardar essa papelada e, se acumular, jogar fora algumas coisas mais antigas. E o Excel, serve para que? Para ser uma diversão para matemáticos, e pessoas que gostam de cálculos e lógica?

E as fotos? O que é mais fácil? As fotos digitais ou analógicas? As analógicas, além de servirem para recordar momentos de alegria, servem para ficar tomando espaço no guarda-roupa. No entanto, as digitais, além de servirem para recordar momentos felizes, se não forem impressas, não gastam espaço no guarda-roupa. Somente na hora em que forem passadas no DVD, ou CD. Mesmo assim, recomendo o DVD, pois, tem mais espaço.

Além disso, as fotos digitais tem outra vantagem acima das fotos analógicas: enquanto as analógicas, para ver se ficaram boas, precisa ter o trabalho de esperar revelar, as digitais são logo mostradas no visor da câmera digital. E se não ficaram boas, não precisam ser rasgadas, mas, excluídas.

O mundo digital tem, sim, suas desvantagens. Mas, também suas vantagens. E uma delas é facilitar a vida, principalmente em casa. Tarefas complicadas tornam-se mais simples e melhores. Então, por que não usar o computador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário