domingo, 21 de agosto de 2011

A importância do Scandisk (Chkdsk)

Muitas pessoas que conhecem o Windows bem, já fizeram esta operação ao menos uma vez na vida. Enquanto isso, outras nem sabem que este recurso existe no Windows.

Na verdade, assim como nós, seres humanos, precisamos ir ao médico para dar um check-up, os HDs de nossos computadores precisam da mesma coisa. É isso o que o Scandisk (Chkdsk) faz: um verdadeiro check-up  nos nossos HDs, buscando setores defeituosos.

Para entender melhor, imagine o HD como um grande armário, cheio de gavetas. Dentro dessas gavetas, que são os setores, estão gravados os arquivos de computadores. Muitas dessas gavetas podem estar “emperradas”, e não conseguem abrir. O Scandisk, nesses casos, tenta abrir essa “gaveta” sem prejudicar nada. Mas, se não consegue, a marca como bad block.

Para executar esse processo, no Windows, é muito fácil:

1 - Vá até o ícone Computador (Windows 7) ou Meu Computador (Windows XP).

Computador

2 - Selecione a unidade que deseja verificar com o botão direito do mouse. Quando o menu aparecer, clique em propriedades.

Propriedades

3 - Clique em Ferramentas

Ferramentas

4- Clique em Verificar Agora

Verificar Agora

5 - Irá aparecer uma pequena janelinha. Nela, selecione as duas opções e clique em Iniciar.

Iniciar

6 - Provavelmente, uma outra janelinha dizendo que não é possível fazer a verificação será aberta. Caso queira mesmo fazer a verificação mesmo, clique em Agendar verificação de disco. Isso fará que, da próxima vez que reiniciar o micro, o Scandisk será executado

Agendar

7 - Agora, só reiniciar a máquina, e esperar a verificação terminar. Caso queira cancelar, antes de começar a verificação, o Scandisk dará 10 segundos para fazer isso. Nesses 10 segundos, pressione qualquer tecla, mas, recomendo Enter.

Uma recomendação que faço é que antes de fazer o Scandisk, o PC esteja limpo e desfragmentado. Ou seja, as ferramentas Limpeza e Desfragmentação de Disco executadas previamente. Isto acelerará o processo de verificação.

Outra recomendação é que, mesmo esse processo seja “chato” para muitos, é importante executá-lo de duas em duas semanas. Pois, é muito melhor prevenir, achando o bad block do que remediar, perdendo o HD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário