sábado, 23 de julho de 2011

O lado bom e ruim de todos

Neste mundo, no mundo em que vivemos, vemos que tudo tem o seu lado bom, como tudo tem o seu lado ruim. Uma pessoa tem defeitos, mas, tem também qualidades.

Mesmo assim, muitas vezes, observamos somente o lado ruim. Observamos somente os defeitos de uma pessoa, de uma coisa. Julgamos as pessoas por suas características negativas, pelo seu mal, por seus defeitos. Essas pessoas que fazem isso são cegas, pois, não conseguem enxergar o bom que o outro tem.

Todos nós temos qualidades, todos. E essas qualidades não podem, absolutamente, serem apagadas pelo mal. As qualidades, as coisas boas, o bem é esquecido. Pois as pessoas só pensam no mal, só pensam nas características ruins. Isso não deve acontecer.

Não podemos julgar alguém pelo seu mal, pelo seu defeito. Mas, devemos lutar para enxergar a bondade, mesmo a pessoa sendo “péssima”, sendo “inútil”. Inútil? Por que, Inútil? Todos nós somos úteis e importantes para a sociedade. Não é somente porque temos defeitos, que somos pessoas ruins, somos pessoas que não prestam para nada, como muitos por aí dizem.

O vício do ser humano é ligar muito para o mal. Tornar o mal mais importante que o bem, dizer que o mal é que define a característica geral. Isso é horrível, isso deve ser menos importado.

No fundo, no fundo, a pessoa que o mundo julga “ruim”, tem algo de bom no fundo do coração. Isso porque nós temos o bem e o mal, assim como uma pessoa boa também tem. Não somos 100% bons ou 100% maus. Mas o problema é que a sociedade generaliza, principalmente o mal.

Precisamos ver as coisas, as pessoas, notando os seus dois lados. Assim como uma pessoa boa tem, pelo menos, uma coisinha ruim, uma pessoa ruim também tem uma coisa boa. E essa coisa boa tem que vencer a coisa ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário