domingo, 17 de julho de 2011

O melhor antivírus do mundo

Existem, hoje em dia, muitos programas que defendem o computador de pragas virtuais, principalmente os vírus. Avast, Avira, AVG, são alguns deles.

E o pessoal vive discutindo, qual deles é o melhor. Será que é o Avast? O Avira? o AVG? Para mim, o melhor antivírus software é o Avast, inclusive comprovado por teste no Olhar Digital. Mesmo assim, não é o melhor antivírus do mundo.

Então, qual é o melhor antivírus do mundo? A resposta parece ser complexa, mas, é bastante simples. O melhor antivírus que existe no mundo está lendo este texto agora, está diante do outro lado desta tela. Ou seja, o melhor antivírus do mundo É VOCÊ, USUÁRIO!

Para falar a verdade, os computadores são máquinas burras. O que vemos, as imagens, os textos, os vídeos, não passam apenas de uma sequência de uns e zeros, os códigos binários, que formam tudo. E mais: o computador não é uma máquina independente, ele precisa do ser humano para poder funcionar, para poder passar instruções.

Sendo assim, o ser humano precisa aprender a reconhecer um link na Internet sendo suspeito, ou não. Geralmente, os vírus vem em mentiras na Internet, como “veja as fotos da festa”, como um dia recebi no meu E-mail. Festa? Que festa? Dá para ser mais específico? E mais: será que preciso perguntar para as pessoas se elas enviaram mesmo as fotos para o meu E-Mail?

Outra coisa que pode ser uma excelente fonte de vírus na Internet, são aquelas promoções que vemos nos sites por aí,, como “Ganhe um iPhone, um iPod”, ou então, “Você é o visitante número 1.000.000.000.000 (geralmente, aparecem em números exatos e redondos). Clique aqui para ver o seu presente”. Presente? Um presente para acabar com o meu computador?

Por isso, sejamos mais seguros na Internet, mantendo uma grande desconfiança sobre os links que vemos por aí. Se tivemos o conhecimento necessário, para desconfiar dos links suspeitos, além de uma mensagem do software antivírus não disparar, não sofreremos se o vírus for mais poderoso do que o programa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário