domingo, 31 de julho de 2011

Onde ficam todos os dados da Internet?

Hoje, antes de eu ir tomar banho, vi minha madrinha mexendo no Facebook dela. Ela estava vendo as fotos de nossos parentes. Eis que a minha querida avó disse: “Como que uma máquina deste tamanho consegue guardar tanta coisa?” Pelo o que eu percebi, ela não falou do computador “em si”, mas, falou das redes sociais, dos dados da Internet. Senti que ela acredita que os sites que acessamos na Internet, estão gravados em nosso computador mesmo.

Mas, na verdade, não é isso. Se os sites que acessamos na Internet estivessem gravados em nossos próprios computadores, como acredita a minha avó, para que a Internet seria necessária? Mas, por acaso, onde ficam todos os dados que enviamos à Internet? Onde ficam os sites, as fotos, os vídeos que mandamos para as redes sociais?

Ficam em Datacenters. Um datacenter, tradução de “Centro de Dados”, é um local onde ficam grandes computadores chamados de servidores. Esses servidores, além de possuírem capacidades específicas de armazenamento, ou seja, possuírem bilhões de Gigabytes em seus dispositivos de armazenamento, como uma quantidade imensa de HDs, conseguem suportar os muitos acessos que recebem.

Datacenter

Ou seja, os datacenters são verdadeiras salas gigantes, onde ficam imensos servidores. Para mim, esses servidores são parecidos com os primeiros computadores eletrônicos, que tinham o tamanho de uma sala inteira de um prédio, e ainda pesavam 30 toneladas.

Imagino o trabalho que dá para manter um datacenter, principalmente em questões de eletricidade. Estas belezinhas localizadas dentro de datacenters, chamadas de servidores, devem comer muita energia, e ainda não podem ser desligados. As máquinas devem trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas aí vem a pergunta: e se, de repente, a energia elétrica falha? Nessas situações, são utilizados imensos geradores de eletricidade, e ainda movidos a diesel, para gerar a energia dos servidores.

A quantidade de dados trafegada no mundo é verdadeiramente imensa. Quantos Gigabytes devem ser transferidos diariamente pelo mundo inteiro? Quantos dados são processados nos computadores todos os dias? Por isso, a tecnologia está se miniaturizando cada vez mais. Hoje, um Pendrive de 4 Gigabytes tem muitíssimo mais espaço do que os míseros 1,44 Megabytes dos antigos disquetes. Enquanto um pendrive pode guardar milhares de fotos, um disquete não consegue guardar direito uma.

Agora, no futuro, imagine o tamanho desses servidores, dentro de datacenters. Será que eles vão continuar deste mesmo tamanho? Para mim, do jeito que a tecnologia anda, não sei se altas máquinas suportando poucos dados para a época vão conseguir dar conta, obrigando a miniaturização de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário