terça-feira, 30 de agosto de 2011

Por que, nos PCs antigos, um “bipe” é ouvido ao ligar?

Talvez, muitas pessoas que mexeram com computadores na década de 90 não entendiam isso. O tal do “bipe” deveria encher o saco delas. Mas, porque o “enchimento de saco” desse tal “bipe”?

Para falar a verdade, a “causa, motivo, razão ou circunstância” desse “bipe” é muito simples, e também muito importante. Para falar a verdade, o PC só funcionava direito com esse “bipe”.

Isso porque, quando o PC é ligado, um programa da memória permanente (ROM), chamado de BIOS (Basic Input Output System - Sistema Básico de Entrada e Saída) executa algo que chamamos de POST (Power On Self Test - Teste Automático ao Ligar). Como o próprio nome já diz, é um teste. Este teste tem a finalidade de verificar se os componentes do computador estão todos funcionando bem.

Caso estejam bem, o speaker da Placa Mãe emite esse “bipe”, dizendo: “Está tudo bem. Pode procurar o Sistema Operacional (o Windows)”. Mas, caso não estejam bem, outros “bipes” são ouvidos. Cada “bipe” é o significado de um erro diferente.

Agora, muitos entendem o “enchimento de saco” que eram os PCs na década de 90. Mas, se não fosse por esse “enchimento de saco”, ele se tornaria maior. Pois, além de ficar ouvindo vários “bipes”, o usuário tinha que levar urgentemente o PC a um técnico. Alguma coisa não estava bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário