sexta-feira, 2 de março de 2012

A importância do conhecer

Como podemos viver sem o conhecimento? Com certeza, a nossa mente não consegue imaginar essa situação. Por isso que o conhecimento é uma das coisas essenciais que o ser humano precisa para sobreviver. É como se fosse um alimento.

John Locke compara a nossa cabeça, quando nascemos, como uma folha de papel em branco. Sem nada, sem conhecimento. Com a experiência, vamos adquirindo conhecimento. Vamos aprendendo a ler, a escrever, a brincar, a falar… Vamos aprendendo a conhecer o espaço onde vivemos, e interagir com ele.

Até mesmo nosso intelecto (que em Filosofia é chamado de “alma”) é influenciado pelo nosso conhecimento. Como podemos falar de algo que não conhecemos? Isso não é possível! Ou seja, não se vive bem sem conhecer.

Nós, seres racionais e inteligentes, temos que ter fome de conhecimento. Nós devemos devorar livros, viver experiências… Simplesmente, conhecer o mundo que nos cerca, por mais que ele seja ruim.

Praticamente, o bem mais valioso que temos é o conhecimento, principalmente o conhecimento obtido através da experiência. Isso, ninguém é capaz de nos tirar.

Muitos dizem que a escola é chata. Mas, o conhecimento que adquirimos lá, por mais que muitas vezes seja algo “idiota” ou “inútil” se torna útil de acordo com nosso viver. Um exemplo que dou é de Biologia. Como podemos entender que as cascas de frutas podem servir de adubo para as plantas se não estudamos? Ou melhor, como podemos executar algo sem o conhecimento?

Simplesmente, é uma grande missão para nós. Simplesmente, devemos conhecer. Porque, falando filosoficamente, o conhecer é o alimento da nossa “alma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário