quarta-feira, 21 de março de 2012

A inveja

Olho

Inveja… Como esse sentimento consegue ter o poder de destruir o coração humano! Como ela consegue acabar com vidas inteiras! Como ela é terrível.

A inveja é tão terrível que é considerada um dos sete pecados capitais. Muitas vezes, a confundimos com o ciúme. O ciúme é o desejo de ter uma pessoa que está com outra, consigo. Já a inveja é o desejo de ter o que o outro tem, e de ser o que o outro é.

Aquele tênis novo bonito, aquela pulseira linda, aquela mochila fantástica… É através dessas coisas que a inveja ataca. É através dessas coisas tão simples que nosso instinto maligno fala. Aquela vontade de ter o objeto… Acho que esse tipo de inveja não é o mais grave.

O pior é invejar o que o outro é. Um grande empresário, um excelente profissional… Quantos pensam em acabar com essas pessoas, só para serem o que elas são? Isso acontece muito. Muito mesmo!

Mas, falando a verdade, a inveja é quando o nosso instinto maligno fala que somos incapacitados. E quando ele nos mostra que existe “alguém melhor que nós”. Mas, eis a questão: será mesmo que existe alguém melhor do que nós? Não! Claro que não! Somos seres humanos, e todos temos a mesma dignidade de viver.

Um grande conselho que aprendi , foi o do Padre Robson, em uma das pregações dele. Ele disse para olharmos para a luz que Deus colocou em nós. Mas isso é verdade! Deus colocou uma luz em nós! Mas, devido aos nossos instintos malignos, somos tentados a acreditar que essa luz não existe. Ficamos cegos, não enxergando o que há de bom em nós!

Outro grande conselho é a luta. Tudo o que queremos na vida deve ser conquistado mediante à luta. É complicado, é! Mas, é muito melhor você viver o que imaginou, do que estar somente na imaginação. Parece que dá mais alegria!

Portanto, é importante controlarmos a nossa inveja. E acordarmos para a real de que também somos capacitados, e a mesma luz que aquele “grande” tem, Deus colocou em nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário