segunda-feira, 19 de março de 2012

O substantivo e verbo mais difícil de ser explicado

Rosa VermelhaAmor… Eis aí uma palavra que muitos de nós conseguimos explicar. Eis a questão: o que é amor?

Muitos devem pensar que amor é você simplesmente abraçar e beijar uma menina. Beijar na boca, principalmente. Mas, não é isso. O ato de abraçar e beijar apenas não é nada perto da grandeza do amor. Para mim, quando se ama uma pessoa e quer tê-la como sua, esse amor vai muito além de abraços e beijos. O amar, nesse caso, gira em torno de duas coisas: o entender e respeitar essa pessoa, e o sentir-se completo com ela. Se as pessoas vissem o matrimônio desse jeito, será que haveria tanta separação?

Mas, se víssemos o amor apenas dessa forma, amor de casais e de namorados, veríamos só um pouquinho desse ato. Para mim, a primeira manifestação de amor que temos, vem da família, principalmente de nossa mãe. Amamos as nossas famílias, principalmente os nossos pais. Amamos aquele irmãozinho chato, amamos aquela tia que só trás meia de aniversário… Simplesmente amamos a nossa família…

Mas, será que o amor se limita a somente isso? Tem gente que ama animais. Ama mais essa criação divina. Mas, é por causa desse amor que muitos se tornam vegetarianos(em me tornei exatamente por causa do amor). Essas pessoas se sentem indignadas com o fato do consumo de carne e derivados. Isso porque o amor as faz sentirem-se como os animais, no momento em que são abatidos. Faz sentirem-se estranguladas, batidas, asfixiadas… Quem ama, é capaz de entender a dor do outro, mesmo que o outro não seja um ser racional.

Mesmo assim, existe uma vertente do amor que, para mim, é maior do que todas as vertentes. Estou falando exatamente do amor de Deus. Nossas mentes fracas não conseguem imaginar o tamanho do amor que Deus tem por nós. Mesmo pecadores, mesmo ofendendo muito o coração dEle, Ele ainda nos ama. E é para Deus que deve ir nosso primeiro amor. Porque quem ama a Deus sobre tudo, consegue também amar os irmãos: a família, os amigos, o cônjuge…

Posso ter escrito todas essas palavras. Mas, sinto que ainda não expliquei completamente o que é amor. Porque como o amor é a criação mais preciosa de Deus, ele consegue ser inexplicável.

Embora ainda não entendamos totalmente o que é amor, temos ele no coração. Temos porque Deus plantou. E se Deus plantou esse belo fruto em nosso coração, devemos colhê-lo e consumí-lo, como Ele pediu. Portanto, devemos simplesmente amar. Amar a Deus, e amar os irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário