terça-feira, 6 de março de 2012

Um desafio chamado “viver”

Qual o principal desafio de todos nós? Fazer uma equação (o texto foi iniciado na aula de Matemática)? Realizar objetivos? Aguentar uma sala de aula barulhenta (inspiração da prof.ª Beatris)? São pequenos desafios de nosso dia-a-dia. Mas, eles fazem parte de um conjunto que é o desafio principal. Esse conjunto se chama “viver”.

Tudo começa no momento do sexo de nossos pais. Muitos espermatozoides são ejaculados. Mas, só o mais forte fecundará o óvulo. E ele tem que enfrentar muitos desafios, e sobreviver até a fecundação. Isso nos mostra que até a formação da vida é um desafio!

Quando nascemos, corremos risco de vida. Podemos morrer sufocados, por causa do líquido amniótico presente em nossos pulmões. Também, nossa imunidade é baixa, e não estamos acostumados ainda ao mundo. Acabamos de chegar do quentinho útero de nossa mãe. E, se você está lendo esse texto, já venceu esses dois desafios que marcam o começo da vida.

E os desafios que temos no nosso dia-a-dia? Se prestarmos atenção, são vários. Quando acordamos, já é um desafio vencido. Isso porque a cama nos seduz, e queremos ficar no “gostoso”. Mas, não! Temos que trabalhar ou estudar! Já vencemos um desafio. Quando saímos de casa, até chegar onde é nossa obrigação estar, é mais um desafio. O mundo está perigoso, e corremos o risco de sermos assaltados, ou sofrermos algum acidente. Mais um desafio vencido!

Pois é… Uma das essências do verbo “viver”, para mim, é o desafio. Podemos até achar que o desafio somente está naquela prova difícil, ou em alguma outra coisa. Mas, o desafio também está no simples. E, entendendo a vida como um desafio, podemos falar que somos grandes vencedores. Principalmente, porque contamos com a ajuda de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário