quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O início de grandes projetos

Até agora, estava lá fora, na sacada da casa da minha avó, em um frio de 16 graus. Mas, por que estava lá fora? Simplesmente para refletir. Quando entro em momento de reflexão, geralmente, fico lá.

Mas, estava refletindo sobre o que? Sobre o meu primeiro site. Tenho que dizer que, no Youtube, estou estudando desenvolvimento web na universidade XTI (aliás, recomendo irem lá, se tiverem interesse). Estou na reta final no curso de XHTML (uma versão estendida do HTML), e na hora de pensar na criação do primeiro site.

Na verdade, não lembro se disse que fazer um site é um desafio. Isso é a mais pura verdade! Por trás desses portais belos que vemos por aí, existe um trabalho árduo, detalhado e demorado.

Também estava refletindo como começar esse primeiro site. O que me veio a cabeça, por mais tecnológico que eu seja, foi uma folha de sulfite. Um desenho de uma home page em uma folha de sulfite. Simples, não? Uma folha de sulfite? Sim, uma folha de sulfite! Existem várias aqui em casa!

Continuando a minha reflexão, pensei: “Já pensou se dessa folha de sulfite comece um grande portal? Por que não?”. Nesse momento, refleti que todos os grandes projetos, começam como que uma sementinha jogada na terra, e se tornam grandes árvores.

Mas, para que as árvores cresçam, é preciso cuidar, é preciso regar! A mesma coisa acontece com os projetos: para que estes se tornem realidade, é preciso trabalhar, é preciso se esforçar, é preciso suar a camisa ou gastar os neurônios.

O trabalho é árduo, difícil, e, perto de outros trabalhos, parece pequeno. Mas, é pequeno que se começa! Por acaso, o ser humano já nasce medindo 1,80m? Não! A mesma coisa acontece com os projetos. Nascem pequenos e crescem! Mas, crescem se forem bem cuidados!

Tudo começou bem pequeno, bem simples. A Microsoft, a Apple… Tudo começou simples! Mas, hoje, está grande e complexo! A mesma coisa os projetos: começam simples e se tornam grandes e complexos!

Pelo o que eu vejo, este é um grande desafio para mim! Sei que vou gastar os meus neurônios, e que, de início, o site ficará simples. Mas, com o tempo, ficará avançado! E é assim que deve acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário