quinta-feira, 28 de julho de 2011

Por que o Windows foi criado?

Nos dias de hoje, a maioria dos computadores do mundo opera com alguma versão do sistema Windows. Windows XP, Windows Vista, Windows 7, ou alguma outra versão mais antiga, como o Windows 2000. Na verdade, nos dias de hoje, o Windows é um sistema operacional, software que controla os computadores. Mas, no início, não foi bem assim.

Para entendermos a criação do Windows, devemos ir até o ano de 1981, quando a Microsoft lançou o sistema operacional “MS-DOS”. Na época, os sistemas de computadores não tinham uma interface gráfica bonita como hoje. Era somente uma tela preta, com uma barrinha piscando, onde o usuário digitava os comandos para o computador funcionar.

MS-DOS

Provavelmente, muitos usuários deveriam ter reclamado desta tela não tão agradável do MS-DOS. Uma interface pobre, somente com uma barrinha piscando, texto branco, tudo preto. Ainda, em 1981, a Microsoft começou a trabalhar em uma interface gráfica para o MS-DOS. Interface este que só foi lançada em 1985, chamada “Windows 1.0”

Até a versão NT, de 1993, o Windows era somente isso: uma interface gráfica, um complemento para deixar o DOS mais bonito e fácil de mexer. Na época, a aparência do primeiro Windows pode ter sido considerada bonita. Mas, nos dias de hoje…

Windows 1.0

 

Primeiro comerial do Windows, na época em que o mesmo custava somente US$ 99,00

Com o tempo, o Windows foi aos poucos mudando a sua interface. Desde a inserção do menu Iniciar, no Windows 95 até o “Aero” de hoje, o Windows passou por inúmeras modificações. Com certeza, ao decorrer da evolução tecnológica, o Windows vai mudar mais e mais.

Windows 7

2 comentários:

  1. Com TODO respeito caro Carlos, você explicou muito bem a EVOLUÇÃO do Windows mas não explicou, ou explicitou, o PORQUÊ da criação do Windows, o motivo exato e enfins...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cara! Ainda sou um mero aprendiz de tecnologia! E, assistindo depois o filme "Piratas no Vale do Silício", acho que descobri o motivo!

      Excluir