terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval: uma festa que deveria ser segura

Carnaval… Talvez a maior festa que ocorre no território brasileiro. São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e mais cidades do Nordeste festejam durante esses dias que antecedem a Quarta Feira de Cinzas. Uma festa antiga. Mas, que ainda está no coração do povo brasileiro.

É muito interessante ver o desfile das escolas de samba das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Cada uma escolhe um tema, luta, compõe um enredo e desfila, através de várias alas e carros alegóricos, falando sobre ele. Mesmo assim, a parte que me desagrada são as fantasias que permitem a mostra dos órgãos sexuais femininos. Não é raro ver fantasias de mulheres dando destaque aos peitos, principalmente. Para mim, isso afeta a moralidade feminina. As fantasias bem que poderiam ser mais “tapadas”.

Outra coisa que estraga o sentido do carnaval é o estilo guerreiro de competição. Vimos o que aconteceu hoje, falando nessa “coisa”. Para mim, as pessoas que causaram essa situação deplorável e dolorosa não caíram na real que o verdadeiro sentido do carnaval é o sentido de festa, de alegria. Também, não sabem perder, sendo que as competições tem seus ganhadores e seus perdedores. São pessoas que deixam o fanatismo morar em seus corações, e esse fanatismo acaba com a alegria, com a festa que o carnaval deveria ser. Por causa disso, acontecem essas confusões completamente desnecessárias.

É preciso que o carnaval seja uma festa saudável e segura. Não é preciso pecar contra a moralidade, nem arrumar grandes confusões para festejar. Simplesmente, pegar a fantasia (lembrando que ela tem que ser moral), e festejar. Assim deveria ser! Mas, graças a algumas pessoas que não entenderam o que é carnaval, muitas vezes não é. Assim, ficamos estressados e indignados, estados em que não deveríamos ficar, se o carnaval fosse realmente entendido como um tempo para festejar.

Fazer o que? Agora, é esperar essa situação melhorar. E, claro, esperar o resultado da campeã do carnaval de São Paulo que, até este momento, não saiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário