quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Uma sedução chamada “Facebook”

Se pararmos para pensar, esse fenômeno está se mostrando aos poucos. O Orkut, que era um fenômeno, está ficando cada vez mais fraco. Assim, a rede social da Google está dando forças para o poderoso Facebook. Nem mesmo o Google + conseguiu salvar o Google das garras da rede social de Mark Zuckerberg. Traduzindo para uma linguagem mais simples, o povo brasileiro, aos poucos, está aderindo ao Facebook e abandonando o Orkut.

Confesso que isso também está acontecendo comigo. Não entro muito no meu Orkut como antigamente. Mas, no meu Facebook, todo dia estou lá! (tanto que ele está minimizado aqui na minha barra de tarefas). Por que será que o Orkut está perdendo toda aquela força que ele tinha há alguns anos atrás? Qual o segredo que Mark Zuckerberg usou para fazer os internautas se sentirem seduzidos por sua rede social?

No fundo, acho que o motivo de tudo isso se chama modismo. Quando éramos mais novos, enchíamos nosso MSN com diversos estilos de emoticons, que, muitas vezes, não faziam entendermos direito as conversas, por mais que fossem divertidos. Preferíamos os Nicks colorizados pelo MSN Plus (o meu, estou tentando descolorir). Já agora, isso é uma bobagem para a maioria dos internautas que viveram esses tempos.

A mesma coisa está acontecendo com o Orkut. Quando mais jovens, preferíamos nossos Nicks todos cheios de “caracteres estranhos”. Letras, números, símbolos enchiam os mesmos. Agora, percebemos que podemos ser mais “organizados” na Internet. E o Facebook é uma rede social que mostra esse perfil mais organizado. Também, o tráfego de informações é mais fácil lá. Comentamos e compartilhamos o dia inteiro, se deixar!

Para mim, estamos percebendo que queremos coisas mais organizadas e simples. E o Facebook é uma rede social organizada e simples, por mais que eu o criticasse, quando estava na moda Orkut. Não queria entrar lá de jeito nenhum, por mais que, na época, o Facebook começasse a crescer. Mas, fazer om que? Agora aqui estou eu, junto com tantos internautas, que foram vítimas da sedução chamada Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário