quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Amizade verdadeira segundo a Bíblia

Somos rodeados por porções de amigos. Temos aqueles menos íntimos, e aqueles que mais confiamos, que temos mais intimidade. Mas, nem sempre os amigos são verdadeiros.

A Bíblia Católica destaca, em Eclesiástico 6: 5-17 essa verdadeira amizade. Vamos ver e analisar o que diz:

5Uma palavra amena multiplica os amigos e acalma os inimigos; uma língua afável profere saudações; 6Sejam numerosos os que te saúdam, mais teu conselheiro, um entre mil. 7Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; 8Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da desgraça. 9Há amigo que passa a inimigo, e que revela as desavenças contigo. 10Há amigo que é companheiro de mesa mas que não persevera no dia da necessidade. 11Quando fores bem sucedido, ele será como teu igual e, sem cerimônia, dará ordens a teus criados. 12Mas, se fores humilhado, ele estará contra ti e se esconderá da tua presença.
13Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos. 14Amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. 15Ao amigo fiel não há nada que se compare, pois nada equivale ao bem que ele é. 16Amigo fiel é bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo. 17Quem teme o Senhor, orienta bem sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo.

Essa passagem bíblica nos diz que nem todos são os nossos amigos. Há amigos que nós chamamos de falsos. Isso porque, como diz a própria escritura, são verdadeiros inimigos, e muitas vezes não estão conosco quando precisamos. E a bíblia chama o amigo verdadeiro de “tesouro” porque é difícil de o achar.

A imagem do verdadeiro amigo, então, é de uma pessoa que nos ama, assim como o Senhor nos ama, mas, em uma quantidade infinitamente maior. O verdadeiro amigo é aquele que está sempre conosco, principalmente nos momentos de necessidade. Por isso que está escrito para o adquirirmos na provação. Porque é nela que percebemos quem está verdadeiramente conosco.

E somos convidados a sermos esse amigo que a bíblia nos cita. Precisamos estar sempre com os nossos amigos, principalmente nos momentos em que eles estão desanimados, tristes, em momento difícil. Pois só assim demonstraremos o nosso amor por eles. E quem ama o seu amigo, ama o Senhor.

3 comentários:

  1. da pra vc potarem essa leitura na ligua do jovem catolica

    ResponderExcluir
  2. Quando você esta de bem com a vida, saúde, dinheiro e fartura , você esta rodeado de amigos, porem estes você verá que na verdade eram seus inimigos, porque , quando você estiver enfermo, nenhum deles aparecerão para te visitar, quando lhes faltar o dinheiro, você não fará mais festa as farturas se vão e também vão seus amigos, também provarão que eram seus inimigos, assim medirás o tamanho da amizade de seus amigos se eles ficarem: nas tribulação, doenças, pobreza, Cristo não só ficou e fica sempre ao seu lado, até mesmo morreu para seu fardo ficasse mais leve, pelo seu e meu pecado.

    ResponderExcluir
  3. Quando você esta de bem com a vida, saúde, dinheiro e fartura , você esta rodeado de amigos, porem estes você verá que na verdade eram seus inimigos, porque , quando você estiver enfermo, nenhum deles aparecerão para te visitar, quando lhes faltar o dinheiro, você não fará mais festa as farturas se vão e também vão seus amigos, também provarão que eram seus inimigos, assim medirás o tamanho da amizade de seus amigos se eles ficarem: nas tribulação, doenças, pobreza, Cristo não só ficou e fica sempre ao seu lado, até mesmo morreu para seu fardo ficasse mais leve, pelo seu e meu pecado.

    ResponderExcluir