sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Big Bang e Bíblia. Alguma relação?

Descobrir de onde tudo veio foi um árduo desafio da ciência dos últimos anos. Começo essa história com Edwin Hubble, no ano de 1929. Fez uma descoberta que abalou a comunidade científica: o universo está em expansão, pois, as galáxias se afastam umas das outras.

O Padre e físico belga Georges Lemaître foi o que deu o primeiro passo na descoberta da origem do universo. Ele disse que tudo começou com um átomo primordial, como chamou. Teoria essa que foi aprofundada, mais tarde, por George Gamow, Ralph Alpher e Robert Herman. Segundo Gamow, se o universo está em expansão e é frio, antes de tudo, era contraído ao máximo e era quente. Tudo o que era contraído, tem tendência a explodir. Com base nisso, Gamow concluiu a ideia da explosão, e, junto com sua equipe, também a teoria de que alguma coisa do Big Bang ainda estava viva.

Essa “coisa” era a radiação cósmica de fundo, que foi ouvida pela primeira vez em 1965. Os físicos que descobriram essa mesma radiação, Arno Penzias e Robert Wilson, ganharam o Nobel de Física de 1978, enquanto Gamow, Alpher e Herman foram esquecidos.

Certo, contei a história da teoria do Big Bang, que está, praticamente, provada. Mas, o que isso tem a ver com o livro mais lido, e o livro mais sagrado? Primeiramente, devemos entender que o Big Bang foi uma grande explosão.

Explosão. Eis aí a palavra chave para mostrar uma teoria que penso, mas, acredito que muitos também deveriam ter pensado. O que Deus tem a ver com o Big Bang? Todos nós sabemos que Deus criou o universo, como diz a Bíblia, certo? Por isso, vamos analisar o trecho de Gênesis 1: 3, que diz:

“E Deus disse: Faça-se a Luz. E a Luz se fez”.

Mas, o que esse versículo tem a ver com o Big Bang? Simplesmente, uma única palavra: Luz. Para mim, essa palavra é a que mostra que Deus criou o universo. E o criou através do Big Bang.

Não sou grande. Sou uma pessoa comum, como você que lê esse texto. Mas, essa é a minha teoria. Deus criou o universo por meio do Big Bang.

3 comentários:

  1. Amigo, eu sou criacionista, acredito que Deus criou o universo porém existe um problema nessa sua teoria, lembre-se que antes de haver luz a terra já existia e era escura e sem forma, logo o big bang não pode se associar a narração da criação divina :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é apenas a minha interpretação do fato, pois, entendi a palavra "luz" como a explosão.

      Excluir
  2. a terra pode estar ainda sem forma e escura, junto ao atomo primário..

    ResponderExcluir