terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O algoritmo da felicidade

Amigos

No universo da computação, a palavra “algoritmo” é fundamental. Um algoritmo pode ser definido como o conjunto de instruções que se tornam um programa. Se o programa é a solução de um problema, então o algoritmo é como essa solução vai acontecer. Sem percebermos, no nosso dia-a-dia, usamos algoritmos para tudo. Se algum objeto cai de uma mesa, por exemplo, o que geralmente se faz? A pessoa localiza o objeto, se abaixa, pega o mesmo e coloca em cima da mesa. Todo esse longo processo pode ser considerado um algoritmo.

Os programadores têm o difícil trabalho de pensar nessas “soluções de problemas”. Como se cria um aplicativo para somar números? Ou para tirar fotos? Mesmo assim, somos todos programadores. Criamos algoritmos para escovar os dentes, fazer comida e até mesmo respirar, embora este já seja natural. Mas todo homem possui o desejo de criar seu próprio algoritmo para resolver um problema que todos nós temos: o de ser feliz.

A felicidade é, realmente, um assunto muito complicado de se tratar, mas, é o objetivo de todos os seres humanos. E cada um desenvolve seu próprio algoritmo para ser feliz. O algoritmo de alguns contém uma casa, um cônjuge, filhos, carros, contas em dia e um cineminha de final de semana. O de outros contém uma graduação, pós graduação, talvez um mestrado, e um emprego bom. Outros preferem uma vida celibatária, uma vida de oração e serviço aos pobres, em outras palavras, querem uma vida religiosa. Já outros almejam quilos e quilos de maconha, muito álcool, cola, narguilé, lança-perfume, LSD, crack, e dinheiro, muito dinheiro com isso. Eis aí um exemplo de algoritmo que pode dar errado. Essas coisas podem levar à beira do poço. Melhor dizendo, ao nada. Muitas vezes, o mal se veste de felicidade para nos enganar, e nos levar à total derrota.

O tempo de desenvolvimento desse algoritmo também é bastante relativo. O tempo de começo, também. Mas, mesmo assim, é necessário que desenvolvamos ele. Desenvolvamos ele tomando cuidado. A felicidade verdadeira é aquela que não nos afeta negativamente, como as falsas felicidades fazem. É um objetivo complicado de se conquistar, mas, é totalmente possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário