domingo, 23 de dezembro de 2012

O estrondoso poder da computação

Computação

Lidar com computação pode ser, talvez, uma verdadeira incógnita. Dependendo do que você faz com um computador, você não consegue ver no que vai dar. Atualmente, ele está criando garras cada vez mais poderosas, o que na década de 1940, época dos grandes computadores, talvez não era imaginado. De máquinas de calcular enormes, o computador foi tornando-se cada vez menor, e, nos dias de hoje, cabe na palma de uma mão.

Hoje em dia, o computador não é somente uma máquina capaz de realizar cálculos complexos, sendo mais potente que qualquer calculadora comum. Ele transformou-se em uma poderosa ferramenta de comunicação, uma poderosa fonte de dinheiro e um poderoso método para a transformação da sociedade.

Lendo o prólogo do livro O Efeito Facebook, de David Kirkpatrick, pude perceber isso. O mesmo apresenta a história de um simples colombiano que, ao criar uma página contra as FARC no Facebook, conseguiu organizar um verdadeiro manifesto de alcance mundial contra o grupo colombiano. Milhares de pessoas saíram às ruas em diversas cidades do mundo, pedindo paz e abaixando as FARC, através de estrondosos gritos. E isso começou com meros cliques… Também lembro-me de quando o cantor Michael Jackson morreu, em 2009. A notícia do acontecido espalhou-se rapidamente pelo planeta graças à computação.

Apenas com esses dois exemplos, pode-se perceber que o computador está tornando-se uma ferramenta cada vez mais poderosa. É uma ferramenta que pode unir e desunir. Em casa, por exemplo, ele desune, pois, cada um fica no seu canto. Agora, no caso da luta por um ideal, como aconteceu com os colombianos contra as FARC, ele une, ele revoluciona.

Inúmeras empresas lucram bilhões com seu poder. Lógico, estou falando das grandes companhias de TI, como o Google, o próprio Facebook, a Microsoft e a Apple. Além de colaborarem com o surgimento de novas tecnologias, são empresas ricas, que começaram com simples jovem. Pegando o exemplo do Facebook, como pode um simples estudante de Harvard criar uma rede que conecte milhões de usuários em todo o mundo? E como uma empresa que começou em uma simples garagem, a Apple, pode reger a tecnologia do mundo de hoje?

Sinceramente, o futuro da computação também pode ser considerado uma incógnita. Como será o computador daqui a dez anos? E quando já estivermos na terceira idade? Talvez seja uma máquina que domine o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário