terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Será que estudar realmente é algo infernal?

Estudar

Você, estudante do Ensino Fundamental ou Médio, já deve ter passado (ou ainda passa, o que é bem mais normal) por um sentimento de aversão à escola. Sim, você ama ficar doente, quebrar o braço, ou pensar em qualquer meio que possa te impedir de levantar-se da cama, daquela tão confortável cama, tomar um café da manhã e enfrentar aquele “inferno”. Ou então, você quer matar o criador dessa tão horrível coisa, que torna a sua vida um verdadeiro inferno, não somente por causa das lições, mas, por causa dos professores chatos. Também, você arruma um jeito de cabular, de matar aula, de ficar no pátio conversando com os amigos ou simplesmente fazendo nada. Mas, naquela sala de aula, não quer pisar de jeito nenhum!

É… O sacrifício da vida resumido em apenas um lugar. Muitos devem ver a escola assim. Mas, o que fazemos de mais importante lá é motivo de ódio para muitos jovens. “Aff, tenho que estudar para aquela maldita prova de amanhã?” Essa frase é bem normal! Os jovens de hoje em dia, além de ter aversão à escola, tem também uma forte aversão ao estudo. Acha que o estudo não é importante na vida.

Você, leitor e estudante da escola que lê esse texto, já deve ter refletido várias vezes que a escola ensina coisas demais, completamente desnecessárias para seu futuro. Às vezes, também penso assim. “Terei que realmente dominar todos os campos do conhecimento para ser um grande homem? Se fosse assim, deveria ganhar um diploma pra cada matéria que estudo na escola”. E, através desse pensamento meu, posso tirar a conclusão de um remédio que cura essa “aversão ao estudo”.

Independentemente da profissão que se almeja na vida, o estudo é necessário. E é exatamente essa escolha de profissão que vai fazer você, estudante, gostar de estudar. “O que você quer ser quando você crescer?” Parece uma pergunta muito infantil, mas, de acordo com minha visão, é a pergunta fundamental que vai fazer você gostar de estudar. Se você quer ser arquiteto, por exemplo, comece a estudar arquitetura! Procure conteúdo na Internet, se inspire em Oscar Niemeyer, por exemplo. Se quer ser veterinário, comece a estudar! Pesquise na Internet coisas sobre anatomia de animais. Minha priminha quer ser veterinária de cavalos, por exemplo, e, por isso, mandei ela pesquisar sobre cavalos na Internet, exatamente nesse momento em que digito essas palavras.

Sinceramente, digo que achei na Ciência da Computação o meu gosto de estudar. Não que eu goste de estudar outras coisas, mas, acho ela mais interessante do que Sociologia, por exemplo. É, quem gosta de exatas, geralmente não gosta de humanas, mas, fazer o quê? Mesmo assim, estou aqui, pesquisando, tentando programar algumas coisas… Praticamente uma preparação para a faculdade!

Daqui a alguns anos, você, leitor, e eu, vamos ser os próximos profissionais que dominarão o mundo. E se quisermos realmente sermos bons profissionais, temos que gostar daquilo que fazemos. Temos que gostar de estudar sobre aquilo o que fazemos. Sendo assim, o estudo deixa de ser um “inferno” e se transforma em um “paraíso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário