quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vilões e mocinhos digitais

Digital

Todas as coisas do mundo têm seu perigo. E a internet é a mesma coisa! Estamos facilmente sujeitos a ataques de vírus e pessoas mal-intencionadas. Mas, quem são essas pessoas mal-intencionadas?

De modo errôneo, é comum chamá-los de hackers. Ou seja, para o povo em geral, hackers são pessoas que devem ser combatidas, por representarem uma ameaça para todos. Essa é uma visão bastante equivocada e preconceituosa sobre esses eles.

A palavra "hacker", em tempos mais remotos, definia que uma pessoa possuia habilidades extraordinárias em alguma coisa. Se, por exemplo, existisse alguém bom em cozinhar, esse alguém poderia ser chamado de "hacker de cozinha". Mas, nos tempos atuais, o verdadeiro significado de hacker é de uma pessoa que possui conhecimentos avançados em computação, tais como o domínio de linguagens de programação (que, para muitos, não passa de "códigos estranhos") e o entendimento de um sistema operacional de modo completo, ou melhor, são aqueles "realmente bons" em computação Essas pessoas usam esse conhecimento para o bem, mas, muitas vezes, a noção de bem dos hackers vai contra a lei. Grupos como os Anonymous, por exemplo, vivem invadindo sistemas computacionais de empresas que "manipulam" o povo, principalmente as instituições governamentais. Isso para defender os que sofrem, os que são manipulados pelo "poder". Outros, invadem sites para descobrirem falhas, e prestam uma grande ajuda.

Ao contrário dos hackers, os crackers usam esse conhecimento avançado em computação exclusivamente para o mal. Com muita maldade, invadem bancos, por exemplo, e roubam dinheiro de contas, usando-o para benefício próprio. Também, exploram as falhas dos sistemas operacionais e criam vírus para destruí-los. Mesmo assim, são inimigos distantes perto de outros: os lamers.

Para ser um hacker ou cracker, é preciso um estudo intenso. É preciso ter conhecimentos em Unix e programação, por exemplo. Agora, para ser um lamer, é só necessário ser um usuário comum de computador. Lamers, na verdade, são aquelas pessoas que "se acham crackers". Buscam tutoriais na Internet para invadirem contas do Facebook, por exemplo, ou baixam vírus prontos para enviarem à outras pessoas. Também representam um perigo...

A proteção contra esses "perigos" é altamente necessária. Mas, também, é preciso conhecer mais sobre eles, e utilizar os termos necessários para apontá-los. Ou seja, hackers não são maus, como muitos pensam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário