quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Uma definição sobre a morte

Rosa Negra

Hoje, minha cadela mais velha, July, faleceu. Ela estava com aproximadamente 23 anos, o que na idade humana equivaleria a uns 115 anos, e já estava doente. Também, faleceu hoje aquela mulher grávida que levou um tiro na cabeça, para quem acompanha os jornais. São dois casos aparentemente distintos, mas, quem têm em comum uma coisa: a morte.

Como todo mundo fala, a morte é a única certeza que temos na vida. Um dia, não somente nós humanos, mas, todos os seres que têm vida, irão morrer. Mas, fico aqui pensando: o que deve ser o ato de morrer? O que é a morte?

No mundo em que vivemos, podemos encontrar diversas respostas para essa pergunta. Diversas religiões defendem a teoria de que a morte é uma “passagem” deste mundo de sofrimentos e dor, para um mundo de paz e alegria. Enquanto isso, a ciência explica que a morte é a perda da função de um organismo, ou seja, é quando o mesmo para de funcionar. E nós, o que poderíamos dizer da morte?

Para nós, humanos, a morte, provavelmente, é um tempo de tristeza. Quem perdeu um ente querido, principalmente se essa pessoa tinha laços bastante fortes, sabe do que falo. Talvez seja o momento de derreter-se em lágrimas, com a certeza de que essa pessoa nunca mais irá estar presente em nossa convivência. Ou então, é momento de remorso. O momento de pensar coisas como “poderia ter sido melhor com essa pessoa”, ou “poderíamos ter convivido melhor”. Para os mais esperançosos, é o momento de entender que essa pessoa está “em um lugar melhor”.

Mesmo assim, acredito que a morte seja a incógnita que define o que estamos fazendo aqui. Ela vem como uma surpresa, e podemos não estar preparados para recebê-la. Mas, como seria essa preparação? A vida. A preparação para a morte é o simples ato de viver. Viver e conviver bem com as pessoas, por exemplo. E também, deixar um legado. Não adianta viver, se não fizermos algo de importante. Precisamos deixar alguma coisa para as próximas gerações, nem que seja uma simples sementinha do tamanho de uma semente de mostarda, como já nos diz a Bíblia. Por isso, curta a vida! Ela pode ser curta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário