terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Análise do filme “O Resgate de um Campeão”

O Resgate de um Campeão

Talvez este seja um dos filmes mais reflexivos que já vi. Sua temática forte e o modo com que as cenas do filme tratam essa mesma temática, fazem com que o filme mexa no mais profundo do nosso ser. Profundo este onde guardamos nossos sentimentos, nossas reflexões, nossas visões do mundo.

Sobretudo, O Resgate de um Campeão trata da questão do erro. Erro que, muitas vezes, nos torna seres perdidos e vingativos, como aconteceu com o personagem Erik Kernan Jr. Mas, Kernan cometeu esse erro graças ao “campeão”, que se dizia “Bob Satterfield”, mas que era Tommy Kincaid. Por que Kincaid foi capaz de estragar a reputação de Kernan, que tanto queria crescer no jornal? Porque ele também queria ser grande, também queria ser um verdadeiro campeão.

Tanto Kernan quanto Kincaid queriam surpreender. Ambos eram considerados “fracassados, derrotados”, e, buscaram um meio de serem vistos como heróis, cada um do seu jeito. Enquanto Kincaid se dizia “campeão”, Kernan escreveu uma matéria sobre esse “campeão”. Matéria que, na verdade, era uma farsa, graças às mentiras de Kincaid. Os dois tiveram uma briga agressiva, mas, que foi resolvida com a força do perdão. Também Kernan queria mostrar-se um herói para seu filho, mentindo para ele. Dizia que conhecia várias celebridades e, quando seu filho queria conhecer, era barrado.

Como consertar o pior erro de sua vida? Foi um desafio para Kernan consertar aquele erro da matéria, que o garantiu uma promoção de cargo e uma exibição na Show Time. Mas, ele conseguiu. Seu desafio foi consertar o erro com aquilo que sabia fazer: escrever. E, basicamente, ele escreveu um texto que resume o filme inteiro. Um texto bastante tocante:

“Um escritor, como um pugilista, precisa ficar sozinho. Ter suas palavras publicadas é como entrar num ring: coloca seu talento em evidência, e não há onde se esconder.

Eu nunca quis escrever uma história sobre mim, ou meu filho. Ou sobre amor, ou das mentiras que, algumas vezes, surgem por amor. Eu vou dizer algo sobre o homem que eu chamava de "campeão", e que todos chamavam de "campeão". Ele foi, antes de tudo, meu amigo. E foi também um mentiroso. Mas foi porque ele tentava ser alguém melhor do que realmente era, ou foi por causa de uma força mais poderosa do que um filho querendo a admiração de seu pai, ou o pai querendo a admiração de seu filho?

Às vezes, precisamos da ajuda da imaginação para atingir este nível. Porque não é uma tarefa fácil ser o mais forte, o mais esperto, o mais querido homem do planeta. E o momento mais triste do que aquele, é quando nosso filho descobre que não somos o super-homem que criamos. Ou ainda, como Herman Melville um dia escreveu, "um homem de valor".

As mentiras que vem do amor machucam tanto quanto as outras. Legado dos campeões, eu suponho, é a inspiração para a verdade, e da beleza que pode emergir dela. Uma beleza que deixa nossos filhos nos admirarem incondicionalmente. Amar-nos incondicionalmente, como eu amo o meu filho, "mucho grande".
(Erik Kernan Jr. – O Resgate de um Campeão)

3 comentários:

  1. Muito bom comentário, enriqueceu a visão que eu tive do filme! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Assiste a este filme e fiquei pensando, quantos estão vivendo uma mentira como se fosse verdade, e o mais grave, fazendo os outros acreditarem em suas mentiras, vamos a mentira tem pernas curtas diz o ditado, e o diabo é o pai da mentira, diz João 8.44. Reflita antes de inventarem mentiras. Reinaldocoelho2007@ig.como.br

    ResponderExcluir