domingo, 22 de janeiro de 2012

A influência tecnológica

Que chuva enorme que caiu ontem à tarde. Aqui em casa, simplesmente, ficou uma hora sem a presença da energia elétrica. Ou seja, nenhum aparelho que se alimenta dessa energia funcionou, é óbvio.

Na verdade, essas quedas de eletricidade servem para mostrar o quanto o mundo depende do computador e de aparelhos digitais e eletrônicos para funcionar. Imagina se a querida e amada Internet parasse de funcionar. Seria um caos, e esse texto não seria veiculado.

Estamos cada vez mais dependendo de aparelhos digitais e eletrônicos para vivermos bem. Como todos os anos, esse ano ocorreu a CES, maior feira de tecnologia do mundo. Esta feira não serve somente para mostrar as novidades dos computadores, mas, da tecnologia em geral. Quando eu vi as novidades de lá, através do Olhar Digital, fiquei de boca aberta. Agora, tem até armário inteligente e gerador doméstico de energia elétrica!

Como todo mundo sabe, a tecnologia está evoluindo em uma velocidade que deixa de ser constante, para ser uma velocidade surpreendente. Há anos atrás, nem sonhava que existiria TVs nos celulares. Agora, nem preciso falar.

Mas, o que me deixa mais impressionado é o modo de como a tecnologia influencia a nossa vida. Vimos, essa semana, um fato curioso. Um pai apresenta toda a família em um comercial de uma construtora, menos a sua filha Luiza, que estava no Canadá. Nesse momento, a Internet bombeou. É “Luiza está no Canadá” para todos os lados. Mas, agora, nem nos Trending Topics do Twitter ela está.

E a minha vida? Será que ela influencia? É óbvio! Para falar a verdade, é no computador que quero trabalhar quando chegar à idade adulta. Mas, tenho que entender que nem tudo é computador, como eu imaginava. Aparelhos eletrônicos além do computador? É claro que influenciam, principalmente a TV. Mesmo assim, nem tudo é tecnologia.

É, gente… Por mais que nem tudo é tecnologia, sem ela não conseguimos viver, no mundo de hoje. Cada vez mais estamos ganhando dependência dela. Se nos dias de hoje está assim, travamos o nosso pensamento quando tentamos imaginar o mundo daqui a uns 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário