quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Como desenvolver a oralidade?

Seminario

Alguma vez na vida, você vai ser chamado para apresentar algo em público. Nem que seja um singelo seminário, terá que ir na frente de todos e, sem medo, começar a falar! Quem já passou por isso sabe bem o que estas palavras significam.

Mesmo assim, muita gente ainda se julga incapaz de fazer isso. Essas pessoas pensam que não valem nada, e que não servem para apresentar. Na verdade, todas as pessoas têm, no fundo, um espírito de orador. Um espírito de mostrar para o mundo o que elas são e como pensam. Basta desenvolver!

Só que, eis a questão: como desenvolver esse espírito de orador? Muitos devem se perguntar direto sobre este assunto. “Estou com medo de ir lá na frente e errar!” “Sei lá, acredito que não faço uma boa apresentação”…

Diria que a primeira coisa essencial para o desenvolvimento desse “espírito de oralidade” é o domínio do assunto que será apresentado. De que adianta você ser proposto a apresentar “abacaxi”, sendo que, lá na frente, só falará “banana”? Provavelmente, o seu público ou seu instrutor fará perguntas para você durante ou após a apresentação. “E agora? Será que invento?”

Também, é essencial ver seu público como ovelhas. Sim, você terá que conduzí-los a um “bom caminho” que, neste caso, é a sua ideia, sua tese, seu tão suado trabalho! Não seja orgulhoso, mas, lá na frente, sinta-se responsável pelo conhecimento que está passando e também pelo seu público. É agora a sua hora de mostrar sua ideia para eles, de ensiná-los, de conduzí-los!

E de que adianta você ficar minutos e minutos lá na frente, sendo que seu público está roncando de sono? Isso pode ser causado pela falta de atenção do mesmo. Sua explicação é entediante, e ninguém está interessado nela… Nesse caso, aprenda que o seu público tem uma importância especial na hora da apresentação. É por causa dele que você está lá na frente! Por isso, crie um ambiente de interação com ele! Faça com que ele participe de sua apresentação! Discuta as suas ideias com ele! Faça perguntas! Ouça perguntas! O público sempre gosta dessa interação!

E, o mais importante e mais difícil: vence o medo! De que adianta você querer expor sua ideia se você tem medo? De que adianta você querer o queijo, se algo te segura para não cortar? Sei que é difícil, e lido direto com esse sentimento. Mas, o medo pode ser descrito como algo que te segura para não se expor. Te segura para não voar, pois teme a queda.

Tendo isso em mente, é só “mandar bala”. Apresente, se expresse, interaja! Sei que seu público vai gostar e entender o que quis passar! Caso esteja planejando uma apresentação agora, no momento da leitura desse texto, te peço para seguir as dicas. Te desejo que seja uma boa apresentação, e que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário