quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ler é bom

Livro

Não adianta. Acredito que você só entra no meu blog para fazer exatamente isso: ler. Sem você perceber, você lê um monte de coisas todos os dias. “Sorria, você está sendo filmado!” “PARE”… Se você não soubesse ler, não leria essas coisas tão toscas que vemos todos os dias. Mas, eis a questão: será que é essencial só ler essas placas de trânsito, panfletos, e outras coisas?

Sim, já sei que sua reposta é não! Você já deve saber o quanto é importante a leitura de coisas mais sofisticadas. Um jornal, por exemplo, que dá as péssimas (ou boas) notícias do mundo de hoje. É, as notícias péssimas predominam… Gente matando mulher, marido, o “raio que o parta”… E um livro? Posso falar de Harry Potter e suas magias, ou a saga do Crepúsculo com seu romance, por exemplo.

Só que a questão principal é: você tem esse hábito? Aí a pergunta ficou complicada. “Ai, é que eu trabalho diariamente e muito. Quando chego em casa, tenho um monte de coisas para fazer…” “Ai, é que ler é tão chato!” Algumas desculpas. Na verdade, sei como a vida é dura. Trabalhar, estudar, sei disso. Mas, chega uma hora em que sua cabeça cansa, e você precisa procurar algo para relaxar. O computador, jogar um pouco, por exemplo, é uma coisa interessante. Mas, a leitura também é.

Ler é viajar. Ler é descobrir novos universos, novos mundos, novas histórias. Ler é o ato de ampliar seu conhecimento, de enriquecer seu vocabulário, de melhorar sua pronúncia, sua escrita, seu jeito intelectual de ser. Ler é uma das coisas que mais deveríamos fazer. Acredito, portanto, que seríamos um país mais desenvolvido se esse nosso hábito existisse. Conheceríamos mais, seríamos menos explorados, e mais intelectuais, além de mais opinadores. É preciso saber opinar, e a opinião provém do conhecimento que pode vir da leitura.

“Ler é bom! Ler é bom! Ler é muito bom!” (assim como banho, para quem assistiu “Castelo Rá-Tim-Bum”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário