sábado, 29 de setembro de 2012

Análise do filme “A rede social”

A Rede Social

Queria muito assistir esse filme. Estava com uma vontade tão grande que, segunda-feira, consegui comprá-lo. “É agora que me inspiro!” - pensei.

Ontem, tive a oportunidade de assistí-lo e de conhecer mais a história daquela coisa que nos vicia. Aquela coisa que nos faz entrarmos, todos os dias, para verificarmos nosso mural, aniversários, e, claro, para vermos se alguém curtiu aquele álbum da festa de sábado à noite. Sim, é óbvio que estou falando do Facebook. Ela é uma grande rede social, mas, surgiu do quarto de Mark Zuckerberg.

O que fazer no término de um namoro? Entrar em depressão? Segundo a mente de Zuckerberg, entrar no quarto, beber, falar mal da menina no blog, e, de raiva, hackear os servidores de Harvard, procurando por fotos das meninas mais sexys da faculdade, e, depois, construir uma pequena aplicação, pedindo para o visitante vote na mais sexy. Este é o facemash.com, o pai do Facebook.

Os irmãos Winklevoss entraram em cena, e, sabendo da potencialidade daquele jovem, pediram para ele programar uma “rede social” para Harvard, chamada “Conexão Harvard”. A partir desse momento, foi criado o “The Facebook”. O que aqueles dois caras fizeram? Processaram Zuckerberg por roubo de propriedade intelectual.

Confusões é o que se mais vê neste filme. E, para mim, a principal foi a entrada de Sean Parker na administração da rede social. Enquanto o co-fundador, Eduardo Saverin, estava em Nova York procurando investidores para o Facebook, Sean Parker, fundador do falido Napster, aos poucos, tomava o posto de diretor financeiro, posto do brasileiro Saverin. Mais um que processou Mark Zuckerberg!

Por causa disso, me pergunto: será que Mark Zuckerberg está mergulhando na grana, nos dias de hoje, por causa que foi “espertinho” demais? Ou ele era um grande pilantra e aproveitador? Foram os irmãos Winklevoss que tiveram a ideia bilionária? Zuckerberg realmente roubou a ideia dos mesmos, como eles tanto acusam? Acredito que a pessoa que assiste “A rede social” fica com estas questões na cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário