terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fases da vida: verdadeiros universos

Vida

Você, adolescente que, neste momento lê este singelo texto e tem uma irmã ou um irmão mais novo. Posso dizer que temos algo em comum! Sim, não que eu tenha uma irmã mais nova, mas, tenho uma prima que considero uma irmã. Ela tem 8 anos, e se chama Isabela. Convivemos diariamente e, assim como você deve achar, eu acho a fase dela muito estranha. “Carlos, quer brincar? Ah, Carlos! Brinca comigo, por favor?!” Não estou na idade de brincar, mas, fazer o quê? Tenho que brincar com ela. Mesmo assim, já vivi essa fase!

Estava, de manhã, conversando com minha professora de português, Dariene, e ela me disse uma coisa semelhante à minha ideia que acabei de colocar. Assim como nós, adolescentes, achamos a vida de criança muito “estranha”, os adultos também acham a nossa vida “estranha”. “Ah, é que eu quero sair com meus amigos para ir na balada! Ah, é que eu quero ir no cinema com a turma da sala! Ah, é que eu quero ir no shopping comprar aquele tênis que tanto quero!” Essas nossas afirmações devem cair como uma bomba para nossos pais! “Ah, é que eu vou gastar muito!” Mesmo assim, eles já foram adolescentes como nós, e já tiveram esse desejo de conhecer o mundo e de querer, querer e querer (embora as crianças sejam a mesma coisa).

Já os idosos devem olhar a vida de adulto também como algo estranho. “Ah, é que ele só trabalha!” “Ah, é que eu preciso dele agora, e ele só trabalha”. Podem reclamar à vontade! Eles já foram trabalhadores como os adultos, e “ralavam” muito para colocar o arroz e feijão nos pratos de casa.

Se invertermos a ordem da visão, também acontece o mesmo! As crianças pensam que os adultos e nós, adolescentes, não temos tempo para elas, por causa do trabalho, da lição de casa e de horas e horas conectados à Internet. Nós, adolescentes, queremos voltar à infância, pois, não teremos aquelas obrigações que tanto temos! Os adultos querem voltar à adolescência! Querem curtir a vida, querem ir em baladas… Já os idosos querem ter a saúde dos adultos e adolescentes! Sem contar que nós, adolescentes, sonhamos com a vida adulta. Sonhamos com um bom emprego, uma boa esposa (ou um bom marido), uma casa, um monte de filhos, e, claro, de grana!

É a vida! A vida é formada por universos completamente diferentes, chamados de fases. A infância, a adolescência, a vida adulta e a terceira idade são elas. Completamente distintas, mas, desejosas por muitos. Só que quando chegamos na fase onde queremos, vemos que nem tudo é como pensávamos. Nós, adolescentes, por exemplo, pensamos que a vida adulta deve ser boa! Mas, é uma vida cheia de responsabilidade. Por isso, nos arrependemos e queremos voltar para os tempos em que nos divertíamos.

O desafio é viver tudo no seu tempo, na fase certa. Não simplesmente viver, mas, aproveitá-la de coração. Pois, um dia ela acabará e vamos entrar em um outro universo, completamente distinto do que estávamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário