domingo, 3 de fevereiro de 2013

O lado oculto da Internet

Mistério

É impressionante o modo como vemos a Internet. Nos surpreendemos quando, através de algum gadget, conseguimos entrar em uma quantidade imensa de páginas. Isso, através de uma grande rede chamada de “Internet”.

Mesmo assim, a Internet pode ser vista como um iceberg, como aquele que acabou com o Titanic. O que acessamos é a parte de cima, que fica no oceano. São páginas enviadas por grandes computadores, chamados “servidores” até nós, sem precisar passar por “criptografia” (o ato de esconder uma página para protegê-la). Páginas como o Facebook, Google, Wikipédia e qualquer site que entremos são assim, a não ser que precisem de senhas, por exemplo.

Parece ser muita coisa, mas, isso não é nada perto da outra parte extensa do iceberg, que chama-se Deep Web. É uma grande parte da Internet, onde as páginas são criptografadas, ou seja, serviços como o Google não podem encontrá-las. São páginas protegidas por códigos, para ser mais exato. Muitas pessoas que entram na Deep Web acusam os grandes serviços de Internet de entrarem muito na privacidade dos usuários. Isso porque podemos ser monitorados pela nossa navegação na Internet, o que não ocorre com a Deep Web.

Quem se depara com essa pequena definição de Deep Web, já imagina que é um universo perigoso, cheio de besteiras e crimes. Ou então, quer se aventurar por esses “mares desconhecidos”. Mas, antes, é preciso estar seguro do que está fazendo. Sem um computador seguro, é impossível navegar na Deep Web, pois lá, existem crackers que podem danificar nossos sistemas, talvez de modos piores dos que podemos imaginar. Portanto, se quiser conhecer a Deep Web, use um método seguro. No meu caso, quando eu acessar, usarei uma máquina virtual (um computador virtual) rodando Linux.

Em relação ao conteúdo, a Deep Web tem sua parte negra e sua parte boa. Segundo relatos de pessoas que acessaram ela, algumas coisas que lá existem te impedem de dormir, tais como fetiches estranhos e métodos de homicídio. Sites de pornografia e até assassinos de aluguel são normais lá. Mesmo assim, temos que também dar valor à parte boa da Deep Web. Lá também existem livros extensos sobre diversos temas, conteúdos sobre programação ou coisas desse tipo, e até algumas redes sociais, como uma espécie de Twitter, por exemplo.

Muitas pessoas ainda não sabem que ela existe, tal como os Europeus não imaginavam que a América existia. Ou então, pessoas que estão terminando de ler esse texto agora também nem imaginavam a existência da Deep Web. Mas, ela está aí. Mesmo assim, é um universo perigoso de se navegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário