terça-feira, 5 de junho de 2012

A computação nas alturas

Cloud Computing

Aos poucos, a Internet está cada vez mais presente no dia-a-dia dos terráqueos, ao menos os que vivem nas grandes cidades. O que, na década de 1960, era apenas um método de proteção de dados (ARPANET), hoje é algo essencial para o cotidiano. Seja para negócios, para postar fotos da viagem da família no domingo no Facebook, para falar com aquele melhor amigo no MSN, ou para mandar uma indireta para aquele outro amigo chato no Twitter, a Internet é útil.

Mas, de uns anos para cá, a Internet está ganhando uma nova dimensão. Aos poucos, as tarefas que geralmente eram feitas no Computador Pessoal, estão sendo feitas em servidores, localizados em outras partes do mundo. Isso é o que poderíamos chamar de Cloud Computing, ou, como preferirem, “Computação nas Nuvens”. Em outras palavras, significa a computação sendo executada nas nuvens, que representam os potentes e gigantes servidores.

Grandes exemplos já estão diante dos nossos olhos. Quem usa o Hotmail pode notar o ícone “SkyDrive” na parte de cima da página. SkyDrive, assim como o iCloud, Dropbox, e o novato Google Drive são serviços que utilizam a Cloud Computing. São serviços de armazenamento na nuvem, que separam alguns Gigabytes de seus servidores para serem utilizados por nós, com a função de armazenamento de arquivos. Em outras palavras, podem ser considerados como “Pendrives virtuais”.

Outro exemplo de serviço na nuvem são os pacotes de escritório virtuais. Falo do Office Web Apps, e do Google Docs, que contém ferramentas para o processamento de texto, de planilhas e de apresentações. No Microsoft Office a Cloud Computing também está presente. No Word, por exemplo, é possível dois usuários editarem um mesmo documento. Já no PowerPoint, é possível transmitir uma apresentação para aquele amigo que mora lá no Japão, e ao vivo!

Para terminar a gama de exemplos, cito a tão famosa Adobe. Sim, a empresa que criou o principal programa da computação gráfica, que muitos consideram como um produto de beleza, ou seja, o Photoshop. Esse tão amado software faz parte de uma suíte chamada de Creative Suite, que ganhou uma versão virtual, a Creative Cloud. E para fechar com chave de ouro, cito a Google, que pretende lançar um sistema operacional intitulado “Chrome OS”, totalmente baseado em nuvem. Ou seja, todos os aplicativos irão ser executados na nuvem!

Daqui a pouco, as memórias de nossos computadores não ficarão totalmente lotadas de aplicativos, pois, todos eles ocuparão a memória dos potentes servidores das grandes empresas de tecnologia. Pelo o que se percebe, isso está se dando aos poucos. E daqui a dez anos? Como será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário