sexta-feira, 18 de maio de 2012

O poder da palavra

ABC

O que é uma palavra? A vida nos ensina. Aos poucos que vamos nadando, mergulhados nesse mar tão grande, vamos aprendendo o que é uma palavra.

Às vezes, a palavra se mostra como um mero conjunto de letras, que simplesmente ilustram alguma coisa do mundo, não importando se essa coisa é material, ou imaterial. Podemos ilustrar um mero copo, ou o amor. Uma coisa tão simples, e uma coisa tão complexa, que cada vez mais temos o desejo de descrevê-la, embora nossa mente seja tão fraca, mesmo mais potente que um computador. Mesmo assim, essa definição de palavra e apenas a superfície de um oceano extenso…

A palavra também pode ser aquela facada no coração que tanto desejaríamos não receber. Aquela humilhação, aquela notícia triste, aquela palavra mal falada… Nesse caso, a palavra tem o poder de arrancar as mais dolorosas gotas de sangue do nosso coração. Tem o poder de nos deixar um dia inteiro com a cara virada para baixo. Tristes, feridos, machucados, humilhados… Nos sentimos inúteis, culpados, e talvez desgraçados. A vida não tem graça, nada tem graça…

Mesmo assim, a palavra é uma faca de dois gumes. Assim como ela fere nosso coração, ela também enxuga o sangue, e cicatriza a ferida. Ela nos chuta para frente, e nos faz “voltar à vida”. Aquele conselho daquele amigo tão especial, aquele incentivo, aquele carinho… Aquele “te amo”, ou “estou sempre contigo”. Aquela sensação de que está tudo bem, aquele alívio…

E aquele conselho? A palavra também tem o poder de nos melhorar. Quando aquele amigo chega, e, por nos amar, diz “isso não é bom”, ou “você vai se prejudicar”. De início, rejeitamos. Mas, a palavra nos dá um banho de água fria, que nos acorda. Estamos errados, não devemos fazer isso, devemos melhorar…

É um oceano tão profundo! E ele se chama palavra. Em uma definição mais simples, a palavra é um traço, uma forma, que representa o mundo, assim como o desenho, como as cores. Um mundo que se mostra aos poucos. Aos poucos que nadamos no oceano da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário