sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Lembranças da JMJ

Logo JMJ

Ainda não acredito que semana passada estava no Rio de Janeiro, e muito menos em um grande evento católico mundial, junto com 2 milhões de pessoas. E tem certeza que, de sábado para domingo, dormi no calçadão de Copacabana? Pois, é! Estava na Jornada Mundial da Juventude, grande evento da Igreja Católica com a intenção de conquistar os jovens.

Criado em 1984 pelo Beato João Paulo II, esse evento ocorre, geralmente, a cada 2 ou 3 anos em países diferentes. Em 2011, o Papa Emérito Bento XVI anunciou que, em 2013, a JMJ seria aqui. Com certeza, foi um orgulho para o nosso país, principalmente para o povo católico.

Mas, minha jornada, junto com o povo da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Vila Carolina, começou em uma quinta-feira (a JMJ começou na terça). Às dez da noite, finalmente partimos. De início, a zoeira simplesmente gritava dentro do ônibus. Mas, teve uma hora em que o sono falou mais alto, e até a hora de chegada (4:00 de sexta-feira), fomos dormindo.

Chegamos na Paróquia Santa Clara em Guaratiba, e a mesma estava lotada de peregrinos. Dormimos lá mesmo, até irmos para a casa das famílias que iriam nos acolher. Eu tive a sorte de ir para a “casa” do Diácono daquela paróquia, que, na verdade, era um sítio cheio de plantações (e bodes). Isso até pegarmos o transporte público do Rio de Janeiro e irmos para Copacabana. Deu uma trabalheira…

Copacabana estava lotada naquela sexta-feira, mas, conseguimos um lugar na areia para ficarmos e assistirmos à vigília com o Papa. Assistimos um pouco, e, feito mendigos, fomos comer no McDonalds, onde a fila estava extensa. Depois de pegar uma chuva forte, utilizamos mais uma vez o transporte público do Rio de Janeiro. Eis que todo mundo de um dos ônibus começou a rir com o nosso “Harlem Shake do Busão ‘Fanfonado’” (vídeo abaixo) e aquele dia terminou com nosso grupo “boiando” esperando um ônibus azul.

O sábado foi mais complicado. Utilizamos mais uma vez o transporte carioca até chegarmos à Central do Brasil. De lá, partimos a pé até a praia de Copacabana, em uma caminhada de, mais ou menos, uns 9 Km, responsáveis por certas dores e bolhas no pé. Mas, valeu a pena. O duro foi achar um lugar na praia, que estava bem lotada. Mas, achamos, e decidimos ficar lá para dormir. A vigília simplesmente foi tocante, assim como foi tocante ver o Papa de perto no dia anterior, com a passagem do Papamóvel.

O Papamóvel também passou no domingo, depois de uma madrugada quase sem dormir. Foi tocante mais uma vez. E me parece que, no domingo, a praia de Copacabana estava mais lotada do que nunca. Era quase impossível se mover. Não fiquei lá a Missa inteira, porque fui comer com uma parte do grupo. Mas estava perto da praia quando o Papa Francisco anunciou que a próxima JMJ será em Cracóvia. Então, “#PartiuEconomizar”.

Sim, foi a maior experiência de toda a minha vida. Nunca tinha saído do estado de São Paulo, muito menos para uma JMJ. Um dia, apenas ouvi falar da tal JMJ, na época em que a mesma foi em Madrid, na Espanha. Agora, posso contar pra todo mundo que, mesmo não acreditando, estive em uma JMJ e vi o Papa de perto. Simplesmente fantástico.

Queria agradecer aos meus amigos que foram comigo, e agradecer por todo os momentos que passamos juntos, principalmente os de zoeira. E serei eternamente grato pela acolhida que tive lá. Graças à bondade do Diácono Antônio e sua esposa, tive um lugarzinho pra, ao menos, guardar minhas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário