quarta-feira, 19 de junho de 2013

E o Brasil Acordou!

Mainfestação no Congresso Nacional

Como está em uma imagem compartilhada esses dias no Facebook, o Brasil alterou seu status de “Deitado eternamente em berço esplêndido” para “Verás que um filho teu não foge à luta!”  De fato, o Brasil acordou e foi às ruas, contestar quem “cuida” dele. Mas, por que ir às ruas e contestar de quem cuida de nós? Simplesmente, por causa que estes não cuidam direito!

O aumento de apenas 20 centavos na passagem de ônibus em São Paulo foi o verdadeiro estopim para tudo isso. Isso parece uma idiotice, mas, não é. Muitas pessoas pegam ônibus todos os dias e, multiplicando esses 20 centavos por essas pessoas e pelos dias que usam o transporte público, isso dá um valor monetário alto, que vai para o bolso do Governo. Na verdade, o Governo já dá suas facadas através dos altos e abusivos impostos cobrados neste país, o que dá mais dinheiro e lucro ao mesmo.

Tendo um Governo que não sabe administrar e aproveita esse dinheiro para benefício próprio, é lógico que o povo vai às ruas protestar! Ao invés de investimentos pesados em saúde, educação e transporte de qualidade, agora o foco é investir na Copa do Mundo, que não será o ano de 2014 inteiro. A Copa será apenas um evento passageiro, e a necessidade de serviços públicos de qualidade é eterna. Estádios de futebol são formados de grama (que pode ser sintética), traves e arquibancada, e não de leitos e salas de aula. E não são eles que farão o Brasil ser considerado um país desenvolvido.

As manifestaçõs, pelo que percebe-se são divididas em dois grandes grupos: vândalos aproveitadores e ativistas pacíficos. A ação do primeiro grupo é simplesmente ridícula: começam a quebrar a cidade inteira, e inclusive lugares que não têm uma relação com a situação, e saqueiam lojas, aproveitando-se de toda a situação negativa. Já o segundo mostra que os verdadeiros manifestantes são aqueles que, através da guerra pacífica, tentam conseguir uma situação melhor para o país. Protestar não é começar a quebrar tudo o que vê pela frente, mas, é contestar duramente as ações do Governo.

Não somente os manifestantes que estão contra o governo. A Polícia, mostra-se como uma força opressora contra os manifestantes, inclusive mostrada na primeira página do The New York Times1 de hoje. Mesmo assim, essa opressão não é fruto direto dos policiais, e sim de seus comandantes2. Muitos policiais são contra essas ordens cruéis, e estão partindo para a desobediência, que é um jeito pacífico de tentar resolver o problema.

Será que todo esse conflito dará em alguma coisa? “Será que vamos conseguir vencer?” Tomara que vençamos! Mesmo assim, o Governo já percebeu que a força do povo é grande, e não adianta a Excelentíssima “Presidenta” da República elogiar a pacificidade de muitas manifestações, se não arregaça as mangas, “toma vergonha na cara” e muda esse país! Caso contrário, a guerra continuará!