sexta-feira, 30 de março de 2012

O útil do inútil

Folha Seca

Inútil… Quantas vezes já ouvimos essa palavra? Quantas vezes já classificamos algo ou alguma pessoa com esse “adjetivo”?

Aliás, tudo o que classificamos como inútil, é realmente inútil. Pelo o que ouvi uma vez, não. Certa vez ouvi uma frase que contesta a palavra “inútil”. A frase é: “Tudo o que é real, é necessário”.

Essa frase, na verdade, retrata uma grande verdade. Nada que existe no mundo existe “por existir”. Tudo o que vemos, tudo mesmo, serve para alguma coisa. Nem que seja apenas uma casca de banana. Ou vocês acham que cascas de banana são inúteis?

Quando vamos parar de julgar as coisas e as pessoas? Quando vamos parar de classificar as coisas como inúteis? E quando vamos, finalmente, deixar o nosso olhar superficial, para as coisas que consideramos inúteis? Essas perguntas devem ser urgentemente respondidas.

quarta-feira, 28 de março de 2012

“Se parar, você cai!”

Andar de Bicicleta

Como viver é difícil… Às vezes, nos deparamos com dificuldades que conseguem, definitivamente, acabar com o nosso chão. Quantas vezes nos sentimos de modo tão solitário, que queremos nos afastar do mundo onde vivemos? Como somos fracos…

E nossos objetivos? Quantos são? Muitos! E a nossa luta para conquistá-los? Às vezes, ela não existe. Assim, caímos na ilusão de que não vamos conseguir. É a força negativa que existe dentro de nós em ação. Força que deve ser combatida!

Mais uma das impressionantes ilustrações poéticas de Gabriel - O Pensador, foi usada para a redação desse texto, inspirado pelo meu grande amigo Fernandinho (http://fesopla.blogspot.com) E, desta vez, a música foi “Sem Parar”. O Pensador diz uma verdade:

A vida é feito andar de bicicleta: se parar você cai!

De fato, é isso mesmo que acontece. Se pararmos, nos caímos. Caímos como tantos já caíram, e inclusive chegaram a desistir da vida. Mas, estes não tiveram quem os levantasse. Porque, “se cair, você levanta”.

Por isso, nunca deixemos que o mundo apague nossos sonhos. Se realmente queremos nossos objetivos como realidades, devemos antes tomarmos consciência da luta que devemos ter. Luta que, muitas vezes, vai tentar nos sufocar! Mas, se pararmos, caímos… De nada vai valer!

Se parar, nos caímos! E, se cairmos, levantamos! E se levarmos um não? Nesse caso, pensemos que todo não esconde um sim!

Letra da música: http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/96115/#selecoes/96115/

segunda-feira, 26 de março de 2012

Suicídio (diálogo em um coração)

Esperança

- Por que ainda quer viver? Vamos! Enfie logo esta faca no coração!
- Não!
- Por que negas? Sua vida é um inferno! Ninguém gosta de você! Você é sozinho, um inútil… Pra que ainda quer viver?
- Não!!!!!!!!!!!!!
- Como és teimoso! Você está caído no chão! A vida te virou as costas, depois de te pisar! Ninguém se importa com você! E você ainda quer abraçar a vida?
- Quero! Não devo me matar! Me falta a coragem!
- Coragem… É claro que você tem coragem! É um trabalho simples, que pode acabar de vez com seus problemas. Vamos, se mate!
- É mesmo a única alternativa?
- Sim! É a única e melhor alternativa!
- Então, se é a única alternativa, vou contar até três! Um dois…
- PAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARE!
- Que grito é esse?
- É meu grito. Me chamo Esperança, e Deus me enviou aqui.
- Pra quê? Sou um inútil, e devo me matar. Talvez, assim, acabo com todos os problemas da minha vida!
- Inútil? Você é útil para Deus! Deus te quer em pé! Deus te quer sorrindo!
- Sorrindo? Como posso sorrir, se minha vida é um inferno?
- Inferno? Por acaso, está falando de suas aflições e dificuldades?
- Sim! São tantas… Pra que Deus me botou nesse inferno? Ele gosta de me ver sofrer?
- Não é isso! Pense na vida como um dia: existe o período onde o a luz reina, e existe um período onde a escuridão reina.
- E o que isso tem a ver?
- Sua vida não é somente formada por dificuldades. Também não é somente formada por alegrias. Elas se alternam. Tudo passa…
- Tudo passa… Se fosse assim, essas dificuldades iriam embora!
- A vida tem suas dificuldades. Mas, Aquele que morreu na cruz por você quer te ajudar! Jesus te ama, e você não é sozinho… Olhe para o crucifixo!
- Pois é… Agora percebi. Será que Jesus está mesmo do meu lado?
- Sim. Por mais que você seja pecador, Ele te ama!
- Como estou emocionado agora! Como o amor de Deus é grande!
- Pois é! A vida, de todos os presentes que Deus te dá, é o maior deles! Por isso, você não deve acabar com ela!
- Agora, me sinto mais forte. Devo simplesmente viver!
- Viva intensamente a vida que Deus te deu! Agora, vou ajudar outros corações, que tanto sentem fome de mim!
- Posso te ajudar?
- Pode e deve! Pois, somos todos irmãos, e Deus quer que todos estejamos unidos!

domingo, 25 de março de 2012

Adeus à Chico Anysio

chico_anysio

Chico Anysio, o gênio do humor. Gênio que, ontem, deixou muitos com lágrimas nos olhos. Lágrimas de profunda dor.

Falando a verdade, até as grandes pessoas morrem. Grandes gênios,l pessoas que se dedicaram a fazer o bem. Se dedicaram a arrancar sorrisos do povo que, muitas vezes, caia na desesperança. Somos assim!

Por isso, Deus envia pessoas engraçadas. Pessoas que arrancam nossas gargalhadas, e nos dão paz. Paz que tanto precisamos. Paz que necessitamos em um mundo onde a lágrima de dor domina. Quantas famílias por esse país sofrem?

Chico Anysio realmente fez isso. Não fui de sua época, mas, pelo o que contam, sei que era assim. Provavelmente, sua preocupação era o bem do povo. Bem que ele dava arrancando gargalhadas… Provavelmente, foi um grande homem.

E, como todos os grandes homens, Chico deve estar aproveitando a presença de Deus. Pois só quem o ama, e ama o próximo, merece essa honra!

Obrigado, Chico, por ter arrancado tantas gargalhadas do povo. Povo que te ama, e chora pela sua perda. Mas, que nunca esquecerá de você!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Superficialidade ao extremo

Paisagem_Superficial

Basicamente, essas palavras definem o nosso pobre olhar. Muitas vezes, a nossa superficialidade chega à pontos bem extremos. Por causa dela, temos preconceito, e não conseguimos enxergar soluções direito.

O nosso olhar é regido por padrões que a nossa sociedade nos mostra. Aliás, somos presos a esses padrões. Por causa dessa prisão, nosso olhar fica superficial, não conseguindo enxergar além. Julgamos muito, e não sabemos muito.

Foi por causa dessa superficialidade que eu, junto com muitos, no curso, não conseguimos fazer o exercício de hoje. Ele parecia difícil, mas, era muito fácil. Por isso, o Nil falou que temos que usar o básico que nós sabemos. E realmente eram coisas básicas que eram necessárias para fazer aquele trabalho.

Em problemas, basicamente isso é o que acontece. Somos muito superficiais, e não enxergamos direito a solução. Somos presos a padrões para solucionar problemas, sendo que não devemos. Julgamos muito a dificuldade de nossos problemas, sendo que a solução está na nossa cara.

Pois é… Precisamos urgentemente melhoras esse nosso jeito de ser. Precisamos melhorar o nosso olhar, que anda meio cego. Precisamos entender que nem tudo o que a gente pensa, é a verdade. Precisamos fazer isso para melhorar.

Afastar-se da superficialidade é uma questão de tempo? Sim, é uma questão de tempo. Mas, fazendo isso, vamos ter a oportunidade de enxergar a verdade, ao invés de perder tempo julgando e pensando.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Carta à tristeza

Paisagem

Cara Tristeza:

Muitos, principalmente aqueles que se julgam fortes, fazem a mesma pergunta que eu te faço agora: por que você vem? Por que você vem e estraga os sorrisos lindos dos corações?

De fato, você é necessária em nossa vida? Segundo o que manda o Verbo Divino, devemos estar alegres, até mesmo nos momentos de dificuldade. Mas, são nesses momentos que você e nos prende aos seus laços. Será que isso é realmente necessário para mostrar que somos seres fracos? Ou você é necessária para nos aproximar de Deus?

Essas coisas ainda não entendo muito bem. Só sei que sua sedução já fez estragos terríveis na vida de muitas pessoas. Os que se renderam a você foram capazes de tirar a própria vida. Vida que poderia ser vivida com um sorriso no coração. Por que isso? Por que você se dá ao luxo de fazer-nos cometer besteiras como essas?

Mas, nessas situações, quem é verdadeiramente o culpado? Nós, seres fracos, ou você, que só torna as coisas piores? De fato, acredito que você deverá ser vencida por nós. Porque, com a vossa presença, tudo fica péssimo. Às vezes, você consegue tirar até mesmo o ânimo de viver, o ânimo de sorrir, e, sobretudo, o ânimo de amar. Ânimo que devemos sempre ter.

Até quando você vai agir? Até quando você vai nos atrapalhar? E até quando nós vamos nos render a você? Muitos não te querem! Mas, por que você ainda continua insistindo em estar em nossos corações?

Será que somos seres realmente fracos para te vencer? Ou você é forte demais?

Atenciosamente

Um ser humano qualquer

quarta-feira, 21 de março de 2012

A inveja

Olho

Inveja… Como esse sentimento consegue ter o poder de destruir o coração humano! Como ela consegue acabar com vidas inteiras! Como ela é terrível.

A inveja é tão terrível que é considerada um dos sete pecados capitais. Muitas vezes, a confundimos com o ciúme. O ciúme é o desejo de ter uma pessoa que está com outra, consigo. Já a inveja é o desejo de ter o que o outro tem, e de ser o que o outro é.

Aquele tênis novo bonito, aquela pulseira linda, aquela mochila fantástica… É através dessas coisas que a inveja ataca. É através dessas coisas tão simples que nosso instinto maligno fala. Aquela vontade de ter o objeto… Acho que esse tipo de inveja não é o mais grave.

O pior é invejar o que o outro é. Um grande empresário, um excelente profissional… Quantos pensam em acabar com essas pessoas, só para serem o que elas são? Isso acontece muito. Muito mesmo!

Mas, falando a verdade, a inveja é quando o nosso instinto maligno fala que somos incapacitados. E quando ele nos mostra que existe “alguém melhor que nós”. Mas, eis a questão: será mesmo que existe alguém melhor do que nós? Não! Claro que não! Somos seres humanos, e todos temos a mesma dignidade de viver.

Um grande conselho que aprendi , foi o do Padre Robson, em uma das pregações dele. Ele disse para olharmos para a luz que Deus colocou em nós. Mas isso é verdade! Deus colocou uma luz em nós! Mas, devido aos nossos instintos malignos, somos tentados a acreditar que essa luz não existe. Ficamos cegos, não enxergando o que há de bom em nós!

Outro grande conselho é a luta. Tudo o que queremos na vida deve ser conquistado mediante à luta. É complicado, é! Mas, é muito melhor você viver o que imaginou, do que estar somente na imaginação. Parece que dá mais alegria!

Portanto, é importante controlarmos a nossa inveja. E acordarmos para a real de que também somos capacitados, e a mesma luz que aquele “grande” tem, Deus colocou em nós!

terça-feira, 20 de março de 2012

Violência: quanta indecência!

ViolênciaComo eu consigo viver? Como eu consigo ser um vivente no meio de tanta gente indecente? Gente que parece não ter mente!

Eis aí a face da violência, que leva à indecência nossa pobre inocência! Ela é capaz de levar à vingança, que só aumenta a matança! E o povo sempre dança…

Até quando pessoas vão pra maca por causa da faca? Faca no coração, tanta ingratidão! Tanta falta de compaixão! E a nossa resposta tem que ser “não”! Só que um “não” do coração! Acabar com a violência não é uma ilusão. Mas, é um modo de recuperação. Recuperação da sociedade que gira em torno da ingratidão!

Atividade da aula de Português de hoje

segunda-feira, 19 de março de 2012

O substantivo e verbo mais difícil de ser explicado

Rosa VermelhaAmor… Eis aí uma palavra que muitos de nós conseguimos explicar. Eis a questão: o que é amor?

Muitos devem pensar que amor é você simplesmente abraçar e beijar uma menina. Beijar na boca, principalmente. Mas, não é isso. O ato de abraçar e beijar apenas não é nada perto da grandeza do amor. Para mim, quando se ama uma pessoa e quer tê-la como sua, esse amor vai muito além de abraços e beijos. O amar, nesse caso, gira em torno de duas coisas: o entender e respeitar essa pessoa, e o sentir-se completo com ela. Se as pessoas vissem o matrimônio desse jeito, será que haveria tanta separação?

Mas, se víssemos o amor apenas dessa forma, amor de casais e de namorados, veríamos só um pouquinho desse ato. Para mim, a primeira manifestação de amor que temos, vem da família, principalmente de nossa mãe. Amamos as nossas famílias, principalmente os nossos pais. Amamos aquele irmãozinho chato, amamos aquela tia que só trás meia de aniversário… Simplesmente amamos a nossa família…

Mas, será que o amor se limita a somente isso? Tem gente que ama animais. Ama mais essa criação divina. Mas, é por causa desse amor que muitos se tornam vegetarianos(em me tornei exatamente por causa do amor). Essas pessoas se sentem indignadas com o fato do consumo de carne e derivados. Isso porque o amor as faz sentirem-se como os animais, no momento em que são abatidos. Faz sentirem-se estranguladas, batidas, asfixiadas… Quem ama, é capaz de entender a dor do outro, mesmo que o outro não seja um ser racional.

Mesmo assim, existe uma vertente do amor que, para mim, é maior do que todas as vertentes. Estou falando exatamente do amor de Deus. Nossas mentes fracas não conseguem imaginar o tamanho do amor que Deus tem por nós. Mesmo pecadores, mesmo ofendendo muito o coração dEle, Ele ainda nos ama. E é para Deus que deve ir nosso primeiro amor. Porque quem ama a Deus sobre tudo, consegue também amar os irmãos: a família, os amigos, o cônjuge…

Posso ter escrito todas essas palavras. Mas, sinto que ainda não expliquei completamente o que é amor. Porque como o amor é a criação mais preciosa de Deus, ele consegue ser inexplicável.

Embora ainda não entendamos totalmente o que é amor, temos ele no coração. Temos porque Deus plantou. E se Deus plantou esse belo fruto em nosso coração, devemos colhê-lo e consumí-lo, como Ele pediu. Portanto, devemos simplesmente amar. Amar a Deus, e amar os irmãos.

domingo, 18 de março de 2012

O que vem do coração

FlorSomos apenas seres viventes em um mundo onde não viveremos para sempre. Assim como o dia e a noite, vamos passar. Nossa carne será decomposta. Viraremos absolutamente pó…

Tudo passa! Mas, somente há uma coisa que não passa: o que vem do coração. Coração que deve estar totalmente repleto da substância mais pura que Deus colocou nele. Essa substância tem o nome de amor.

Quando falamos de amor, não devemos ter em mente algo passageiro. Mas, algo que deve ser constante. Algo imaterial, mas, que bota em dúvida nossa mera capacidade de descrever as coisas. Quem será que pode descrevê-lo? Eis a questão!

Através do amor, podemos descobrir que tudo passa, menos o que vem do coração. Em nossas vidas, pessoas vão embora, vão para uma outra dimensão da mesma. Mesmo assim, não deixamos de amá-las. O amor vence qualquer fronteira, até mesmo a fronteira da morte.

E o ódio? Sim, o ódio também vem do coração! Mas, ele corrói, ele destrói! Não é como o amor, embora tenha a mesma origem. Ele deve ser descartado, e não é digno de ser considerado constante, porque ele não deve ser constante. Muitas vezes, quando as pessoas nos humilham, podemos achar que elas nos odeiam. Mas, momento de estresse não é semelhante a um ódio vindo do coração.

Tudo o que vem do coração é diferente. Um abraço, um beijo, um carinho vindo dele, é bem diferente dessas mesmas coisas apenas originadas do corpo. Uma ofensa vinda do coração também é diferente de uma ofensa só vinda da boca.

Mas, eis a questão que devemos responder: o que deve vir de nosso coração? O amor que constrói, ou o ódio que destrói? O amor que é constante ou o ódio, que deve ser só por um instante? A decisão é somente nossa.

A Noite

Fim do dia. O Sol já se foi, com seus raios de ouro. Aquele céu azul lindo também se foi. Estamos na noite. Estamos em meio ao escuro que é o universo.

Agora, o céu está coberto por uma cor azul escura. Junto com ela, algumas nuvens e estrelas. Algumas vezes, a Lua aparece. Mas, ela ainda não deu as caras para este ser. E, com tudo isso, um tempo para descansar. Um tempo de nos acalmarmos em nossas camas, e buscarmos forças para levantar mais uma vez, para escrever mais uma folha em branco que Deus nos dá, chamada de “dia”.

Para quem não quiser se render a esse descanso, é um tempo para refletir. Refletir sobre o que somos perante ao universo, e o que o universo é perante a Deus. Um tempo para pensar como anda a nossa vida, como andam nossas atitudes, como anda a nossa relação com o mundo. Mundo que nos abraça a cada dia.

A noite, assim como o dia, é um tempo lindo. Um tempo de fazer tudo aquilo que este mero texto já falou. Pode ser comparada ao escuro de nossas vidas. Se dissermos que o dia são as alegrias, e a noite são as tristezas e dificuldades, podemos falar que elas se alternam. Alegrias e dificuldades passam. Passam e ainda são constantes.

Mas, nossa mente fraca pode pensar que a vida é um eterno dia e uma eterna noite. Aos poucos devemos deixar essa “ilusão” de lado. Porque as alegrias, assim como as tristeza se vão. E, como disse Luther King, “Mesmo as noites sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização”.

sábado, 17 de março de 2012

Dignos de merecerem o nome de “amigos”

Somos rodeados de pessoas. A vida coloca em nosso caminho vários tipos delas. Pessoas legais, chatas, de todas as formas. Mas, eis uma verdade: nem todas elas merecem o título de amigas. Porque, para merecer tão honroso título, é preciso ter qualidades que somente essas pessoas tem.

Gabriel - O Pensador, já diz:

Amizade de verdade é semente bem plantada e forte
É semente bem plantada
Que floresce nas melhores e piores condições
Principalmente nas piores
E da mesma maneira que não existe amor sem perdão
Não existe amizade sem a convicção de que é preciso continuar
É preciso continuar; apesar de tudo, é preciso continuar confiando
Pra não endurecer como as cidades
Nem tudo é consumo, nem tudo é lobby, nem oportunidade
De usar as pessoas em busca de alguma recompensa
Amizade é a semente que eu rego, o amuleto que eu carrego e alimenta minha crença
De que a força dessa cumplicidade

É o que faz a diferença

Através desses versos, já dá para constar o que uma pessoa tem que ter para merecer o título de amigo. Uma verdadeira amizade, não é algo passageiro. Não é abuso, não é desprezo. Mas, é uma demonstração de amor. Porque quem ama, é capaz de sentir e de entender a dor do outro, também a fraqueza do outro.

Uma verdadeiro amigo deve ser algo fixo em nossas vidas. Não deve somente estar sorrindo conosco, mas, também deve estar enxugando as nossas lágrimas que, muitas vezes, entendemos que ninguém poderá secar. Não deve ter a amizade por “interesses secundários”, mas, deve tê-la como uma prova de amor. Uma das diversas provas que nosso coração mostra.

Um verdadeiro amigo é aquilo que devemos ser. Aquilo que devemos lutar para ser. Aquilo, que deve ser um dos nossos objetivos principais. Pois, o valor de uma amizade é muito maior do que um valor de uma mansão, de um carro, de milhões de reais guardados no banco. Porque aquilo que é material passa. E o que vem realmente do coração, fica.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Assassinos do Aurélio

Pessoas desse tipo estão em grande quantidade aqui no Brasil. As escolas, então, são absurdamente lotadas delas, deixando os professores de Português com vontade de pegar uma arma e atirar! Contra a própria cabeça, ou contra o cidadão que cometeu tal crime de qualidade desumana.

Todos nós erramos. Todos nós temos o direito de aprender. Quando erramos, somos convidados a uma vontade de melhorar. Mas, esses assassinos do Aurélio não tem essa capacidade. Vendo os absurdos que eles escrevem, parece até que fazem isso por prazer, ou por pirraça!

Onde já se viu escrever “entendel”? Pior seria se fosse “intendel”. Onde já se viu escrever “caxoro”? São tantos absurdos… Garanto que se eu fosse professor de Português, daria berros a cada “crueldade linguística”. E, posso garantir que minhas cordas vocais não aguentariam! Berraria tanto…

Mas, o que fazer? Simplesmente melhorar! E quem faz isso por pirraça, simplesmente tomar vergonha na cara! E perceber que, muitas vezes, temos que agir com seriedade perante à língua!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Conexão lenta e cara

Estava eu ontem lá na SAGA (Curso). Eis que minha amiga estagiária, Aline, falou uma coisa que deixaria qualquer brasileiro chocado. Isso se refere à conexão de Internet neste país, e lá no Japão.

Ela disse que lá existe uma grande diferença de pagamento. Enquanto aqui nós pagamos “muito” por pouco, lá eles pagam “muito” por “muito” mesmo. Isso segundo o que eu acabo de ver no TechTudo.

A velocidade de Internet aqui, geralmente, só vai até uns 10Mbps (Mega Bits Por Segundo). Lá, eles tem conexões na casa dos Gbps (Giga Bits por Segundo). E pagam por volta de uns R$ 100. Mas, aqui no Brasil, pagamos uns R$ 40 por Mbps. E não é uns 100 Mbps, 500 Mbps… É menos do que 100 Mbps… Traduzindo: eles pagam muito por realmente muito. Enquanto nós brasileiros, ainda nos contentamos com essa velocidade.

Na verdade, algumas tecnologias estrangeiras de conexão ainda não estão presentes nesse país. É o caso do 4G, por exemplo. Onde existe conexão 4G aqui no Brasil? Eis a questão…

A conexão com a Internet aqui é mais uma prova de que ainda não somos um país de primeiro mundo, e que teremos que sangrar muito para ser. Aliás, quando que esse Brasil tomará vergonha na cara e se tornará um país de primeiro mundo? Cabe ao governo, e também cabe a nós essa obrigação!

Algumas informações: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2011/07/comparamos-internet-do-brasil-com-do-japao-qual-sera-mais-rapida.html

quarta-feira, 14 de março de 2012

Vida boa de estudante, principalmente na escola pública

“Que saco! Tenho que levantar bem cedo para ir para aquela porcaria de escola! Poderia estar dormindo!” Quantos de nós, estudantes, principalmente de escolas públicas, pensamos assim? Quantos queriam descobrir quem “inventou” a escola para condená-lo à forca, ou a morrer cheio de tiros de fuzil? Muitos! Mas, quem pensa que fazer isso seria uma ótima ideia, está cometendo um dos piores erros de sua vida.

Nós, estudantes de escolas estaduais, estamos, praticamente, no meio de uma “vida boa”. Caderninhos do aluno, materiais escolares, livros… Tudo o que temos direito, “de graça” (mesmo assim, nossos pais pagam essas coisas com os impostos, mas, antigamente não era assim). E, falando a verdade, não valorizamos! Quantos queriam estar ocupando o nosso lugar, simplesmente porque dão valor ao conhecimento? E quantos de nós não permitem que isso aconteça, graças ao seu total desinteresse pela escola e pela vida?

A educação deste pais, principalmente desse estado de São Paulo, está passando por uma crise muito grande. Ela precisa ser internada urgente na UTI! Está doente, muito doente! E nós participamos da culpa da “doença” dela. Nós, estudantes! Nós, que temos tudo e não damos valor!

Isso também causa uma grande doença no Brasil, chamada de “falta de crescimento”. E a doença que causa em nossas vidas, a doença da “falta de sucesso”? Será que ainda não percebemos ela? Os que, algum tempo atrás , não perceberam, agora sofrem! Sofrem com suas vidas lotadas de decepções! Tudo isso por não ter aproveitado o tempo de escola, e por ter amado conjugar em primeira pessoa do presente o verbo “cabular”.

Nós, estudantes, também precisamos tomar um remédio chamado “semancol”. São poucos os que acordaram para a realidade. São poucos que tem a ciência de que o futuro está em nossas mãos. Daqui a alguns anos, nós “dominaremos”. Seremos pais, seremos trabalhadores, seremos líderes de família, seremos pessoas de responsabilidades adultas. Seremos nós, que somos desinteressados e queremos, praticamente, ter uma vida boa.

Quando vamos mudar? Quando vamos, realmente, mostrar as nossas capacidades de aprendizagem? Quem é bom aluno, é elogiado (sou muito). E quem não é, elogia com aplausos! (todas as vezes que faço uma apresentação da trabalho, sou aplaudido). Mas, será que nos contentamos com isso? Será que também não podemos ser aplaudidos pela vida? No futuro, quem aplaudirá não são os colegas de classe, ou de escola. É a vida! A vida que vamos vivendo e construindo nossa “bagagem” de conhecimento.

O futuro do país também está em jogo. Fazemos parte de um país emergente, um país que poderia ser país de primeiro mundo, mas não é. Não é por causa do desinteresse do povo em ser. Será que nós, que vamos assumir o futuro, vamos deixar que o Brasil continue com essa fama? Ou vamos fazer com que ele cresça?

E esse texto, servirá para que? Simplesmente para ser lido, ou para ser vivido? Para ser esquecido, ou para ser compreendido e realizado?

segunda-feira, 12 de março de 2012

“Nessa droga de vida”

“Ai, que saco! Todo dia, tenho que levantar cedo para estudar ou trabalhar. Chego em casa, coisas para fazer. Depois, dormir e começar tudo de novo. Começar mais um dia dessa droga denominada vida”. Quantos por aí tem esse pensamento? Quantos, esgotados pelos desafios diários, pensam assim?

Aliás, o que leva a vida a ser uma droga? Levantar cedo? Trabalhar? Estudar? Faz parte. Alguns entendem isso. Mas, outros podem chamar a vida de droga por falta de sucesso. “Não consigo nada! Sou um mero fracassado, um derrotado!” Muitos pensam assim. Mas, ninguém é fracassado se não levantar e tentar de novo. Vamos tomar muito na vida, mas, será que vamos levantar?

Será que realmente a nossa vida é uma droga? Será que existem pessoas passando pela mesma situação que nossa e não são felizes? Vi isso no Fantástico ontem! Um paciente, sofrendo de leucemia, não perdeu a alegria de viver. Fica fotografando, zoando, e levando esperança. Será que a vida dele pode ser comparada a “droga” da nossa vida?

O desafio é não perder a alegria de viver. O desafio é viver com a alegria. Quando a vida será uma droga? Nos momentos de dificuldades? Acredito que não. A dificuldade é necessária para o amadurecimento. Ou seja, a nossa vida não é uma droga. É um dom de Deus.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Escolhas do futuro

O que fizemos? Por que estamos vivendo assim? Porque a nossa vida não anda do jeito que deveria? Porque estamos sem esperança e reclamando de tudo?

O que aconteceu conosco? Nos perdemos? Ou escolhemos errado? Aliás, quais são as escolhas que fizemos lá trás? Escolhemos ser felizes, escolhemos ter uma vida feliz? Ou escolhemos a felicidade passageira? Será que escolhemos bem?

A vida é um jogo de escolhas, disso nós já bem sabemos. Mas, será que escolhemos certo? Será que somos felizes hoje por alguma coisa que fizemos lá no passado? Ou somos tristes também por uma escolha no passado?

Aliás, o que estamos escolhendo a cada dia? Será que estamos escolhendo felicidade? Ou estamos escolhendo tristeza? O que estamos plantando? Alegria? Amor? Ódio?

Já dizia Gabriel - O Pensador: “O futuro é um presente que a gente mesmo escolhe”. Isso é uma grande verdade. Plantamos agora para colhermos mais tarde. Mas, o que plantamos? Um futuro brilhante, ou um futuro ruim?

Já é hora de acordarmos para as escolhas que estamos fazendo para o nosso futuro. Já é hora de plantarmos para colhermos depois. E, se estamos em uma vida ruim, pensarmos: o que escolhemos no passado? Será que, agora, podemos escolher um futuro melhor? Só depende de nosso coração!

terça-feira, 6 de março de 2012

Um desafio chamado “viver”

Qual o principal desafio de todos nós? Fazer uma equação (o texto foi iniciado na aula de Matemática)? Realizar objetivos? Aguentar uma sala de aula barulhenta (inspiração da prof.ª Beatris)? São pequenos desafios de nosso dia-a-dia. Mas, eles fazem parte de um conjunto que é o desafio principal. Esse conjunto se chama “viver”.

Tudo começa no momento do sexo de nossos pais. Muitos espermatozoides são ejaculados. Mas, só o mais forte fecundará o óvulo. E ele tem que enfrentar muitos desafios, e sobreviver até a fecundação. Isso nos mostra que até a formação da vida é um desafio!

Quando nascemos, corremos risco de vida. Podemos morrer sufocados, por causa do líquido amniótico presente em nossos pulmões. Também, nossa imunidade é baixa, e não estamos acostumados ainda ao mundo. Acabamos de chegar do quentinho útero de nossa mãe. E, se você está lendo esse texto, já venceu esses dois desafios que marcam o começo da vida.

E os desafios que temos no nosso dia-a-dia? Se prestarmos atenção, são vários. Quando acordamos, já é um desafio vencido. Isso porque a cama nos seduz, e queremos ficar no “gostoso”. Mas, não! Temos que trabalhar ou estudar! Já vencemos um desafio. Quando saímos de casa, até chegar onde é nossa obrigação estar, é mais um desafio. O mundo está perigoso, e corremos o risco de sermos assaltados, ou sofrermos algum acidente. Mais um desafio vencido!

Pois é… Uma das essências do verbo “viver”, para mim, é o desafio. Podemos até achar que o desafio somente está naquela prova difícil, ou em alguma outra coisa. Mas, o desafio também está no simples. E, entendendo a vida como um desafio, podemos falar que somos grandes vencedores. Principalmente, porque contamos com a ajuda de Deus.

segunda-feira, 5 de março de 2012

O planejamento

Como sonhamos… Como somos rodeados de sonhos e desejos… “Ai, eu quero comprar tal carro, quero comprar uma casa, quero ter filhos”… Sonhos e projetos…

Mas, por onde devemos começar? Para mim, pelo nosso coração. Será que, realmente, queremos realizar tal desejo? Será que não podemos fazer algo melhor? Ou vamos persistir no mesmo projeto? Muitas vezes, somos teimoso, e queremos persistir! E então, qual é a próxima etapa?

Planejar. Essa palavra resume a próxima etapa na realização de um sonho, ou de um projeto. É através do planejamento que vamos verificar os caminhos para a realização. Qual o trabalho que vai dar? Quanto vai custar? Será que vai dar? Essas questões devem ser respondidas no processo de planejamento.

Depois, é só cumprir o que está nos planos, e ver se dá certo. Mas, sem o plano, garanto que não dará certo mesmo! Os estudos de informática voltam muito para esta questão. Como vamos fazer um site, por exemplo, se não sei como fazer? Como será o layout? O que terá? Eis aí questões que devem ser respondidas. Se não forem, será que o site entrará no ar?

Então, se queremos ter uma vida feliz, temos que planejar o que queremos. Afinal, o que realmente queremos da nossa vida? Quais são os nossos objetivos? O que queremos de nós?

domingo, 4 de março de 2012

Coração duro

Por que deixamos o mal que nos atenta vencer tantas vezes? Por que endurecemos muito o nosso coração, que deve sempre ser mole e agradável a Deus? Por que colaboramos para o ruim da humanidade?

Ai, como somos fracos, muitas vezes… Ai como somos tão maus, muitas vezes! Fazemos coisas absurdas, e levamos nossos conhecidos ao escândalo. O problema dos “ismos”, então… machismo, egoísmo, hedonismo… Quantas coisas absurdas!

Parece que nosso coração, muitas vezes, é mais podre do que qualquer lixão. Tantos desejos ruins, tantas mágoas, tantos ressentimentos que o endurecem… Como somos covardes e guardamos essas coisas ruins, sendo que o espaço poderia ser guardado para coisas boas…

Mas, mudá-lo não é impossível, e a hora é agora! Quando vamos tomar vergonha na nossa cara e fazermos uma faxina no coração, que é um bem tão precioso? Quando vamos pensar em jogar fora os nossos instintos malignos, para dar espaço aos instintos benignos? Quando vamos parar de guardar lixo no coração, e guardar coisas boas?

Está na hora de mudar! Está na hora de deixar o bem crescer dentro de nós. Bem que, se cultivado, pode sufocar o mal. Mas, para fazer isso, devemos ter em mente que é uma luta diária. Uma luta que começa quando acordamos, e termina quando dormimos. E quem pode nos ajudar nessa luta? Deus! Ele quer ver nosso coração brilhando! Ele quer a nossa felicidade"! Mas, será que a felicidade está em guardar mágoas e deixar os desejos malignos vencerem?

Quando vamos quebrar a dureza de nosso coração de pedra, para torná-lo um coração de carne? Isso, só nós podemos decidir. Mas, a verdadeira felicidade está em ter um coração de carne! Porque, se tivermos um de pedra…

Nunca estamos sozinhos

Ai, aqueles momentos de solidão, tristeza que tantas vezes já passamos em nossas vidas. Aqueles momentos em que parece que estamos sem chão. Será que eles são em vão?

Creio que não. Eles podem ferir duramente o nosso coração ou ensinar coisas. Mas, acho que a tristeza vem para mostrar a nossa fraqueza. E não tem lição melhor que a tristeza nos ensina, do que o sentimento de que não estamos sozinhos.

Queremos nos afastar, queremos sumir. Dependendo da situação, queremos até mesmo nos matar. Mas, algo não deixa. Se fosse assim, quantos no mundo teriam se suicidado? Ou quantos haviam perdido completamente a esperança? Sei que exisem pessoas sem esperança! Por isso, devemos rezar para que Deus envie anjos que altere o pensamento delas.

E são esses anjos, nossos amigos e nossa família, até mesmo pessoas que não conhecemos, que nos mostram essa lição da tristeza. Eles lutam para que o nosso coração bata com mais vontade, com mais força. A luta, realmente, é complicada. Mas, no final, a tristeza sempre vence, e ficamos com um sentimento tão bom…

Para mim, somos como os neurônios do cérebro humano. Assim como eles são interligados e precisam um do outro, nós precisamos um do outro. Nossos corações são interligados, e o centro dessa ligação é o coração de Deus. Todos os corações são ligados ao dEle! E, através dessa ligação, conseguimos obter o “nutriente” que fortifica a ligação de todos os corações, que é o amor.

Por isso, por mais que nos sintamos sozinhos, nunca estamos. Nosso coração nunca é isolado. Se as conexões com os corações de pessoas não existem, ao menos a ligação com o coração de Deus existe! Ele tem o poder de ligar vários corações. E, com certeza, consolará os tristes ligando corações de pessoas que Ele escolheu.

sábado, 3 de março de 2012

“Sou um grão de areia do olho do furacão”

Será que em algum dia de nossa mera existência nesse planeta, paramos para pensar sobre nós? Será que algum dia, pensamos em olhar para o céu e imaginar o tamanho do universo? Provavelmente, a nossa mente já refletiu sobre isso.

Aliás, qual o tamanho do universo? Ninguém sabe, e para mim, não é possível se calcular de modo exato. Isso porque, segundo a descoberta de Edwin Hubble, o universo está em constante expansão.

O que somos perante a esse universo? Provavelmente, algo muito menor que um grão de areia. Na minha época de 7ª série, eu dizia: “A Terra é um átomo perante ao universo, e o universo é um átomo perante Deus”. Para mim, isso é uma verdade! Somos absolutamente nada! A Terra é um pequeno pontinho azul dentro da via láctea. E a via láctea em relação ao universo? Uma das várias galáxias existentes.

Por isso que Gabriel - O Pensador, diz que é “um grão de areia do olho do furacão”. Para mostrar que não somos nada. E se somos, somos alguma coisa. Somos o tema do meu retiro: “Somos parte de algo maior do que nós”.

São de átomos que se forma a matéria, e são de pessoas que se forma a população da Terra. Mesmo assim, é preciso que esses “átomos” sejam bons. E, em relação, à população, nem todas as pessoas pensam de acordo com a bondade, embora um pouquinho de bondade exista dentro do coração delas.

Tudo isso que eu disse é para mostrar que somos absolutamente nada, mas, formamos parte de algo maior. E se queremos um mundo melhor, vamos à luta!

sexta-feira, 2 de março de 2012

A importância do conhecer

Como podemos viver sem o conhecimento? Com certeza, a nossa mente não consegue imaginar essa situação. Por isso que o conhecimento é uma das coisas essenciais que o ser humano precisa para sobreviver. É como se fosse um alimento.

John Locke compara a nossa cabeça, quando nascemos, como uma folha de papel em branco. Sem nada, sem conhecimento. Com a experiência, vamos adquirindo conhecimento. Vamos aprendendo a ler, a escrever, a brincar, a falar… Vamos aprendendo a conhecer o espaço onde vivemos, e interagir com ele.

Até mesmo nosso intelecto (que em Filosofia é chamado de “alma”) é influenciado pelo nosso conhecimento. Como podemos falar de algo que não conhecemos? Isso não é possível! Ou seja, não se vive bem sem conhecer.

Nós, seres racionais e inteligentes, temos que ter fome de conhecimento. Nós devemos devorar livros, viver experiências… Simplesmente, conhecer o mundo que nos cerca, por mais que ele seja ruim.

Praticamente, o bem mais valioso que temos é o conhecimento, principalmente o conhecimento obtido através da experiência. Isso, ninguém é capaz de nos tirar.

Muitos dizem que a escola é chata. Mas, o conhecimento que adquirimos lá, por mais que muitas vezes seja algo “idiota” ou “inútil” se torna útil de acordo com nosso viver. Um exemplo que dou é de Biologia. Como podemos entender que as cascas de frutas podem servir de adubo para as plantas se não estudamos? Ou melhor, como podemos executar algo sem o conhecimento?

Simplesmente, é uma grande missão para nós. Simplesmente, devemos conhecer. Porque, falando filosoficamente, o conhecer é o alimento da nossa “alma”.